O vento é utilizado desde tempos imemoriais como fonte de energia e propulsão. Hoje, os típicos moinhos são um património histórico e paisagístico¿ mas o seu exemplo está a ser replicado em modernos parques eólicos, com turbinas de alta tecnologia capazes de gerar altas potências energéticas.
A energia eólica é, de entre as energias alternativas, a que poderá permitir a Portugal atingir a quota de 39 por cento de energia "verde" sugerida pel União Europeia para o ano 2010.
O "Planeta Azul" visitou parques eólicos em todo o país: da serra de Meadas a Fóia, de Oleiros a Mafra, do Montemuro a Monchique. Um dos problemas que hoje se coloca é o do impacto visual e paisagístico dos parques eólicos no alto das serras, muitas vezes zonas protegidas.
Os repórteres do "Planeta Azul" viajaram também ao concelho de Odemira, onde um projecto autárquico está a equipar 137 casas isoladas com painéis foto-voltaicos capazes de alimentar cinco lâmpadas e um televisor. Uma forma económica de levar energia a zonas pouco acessíveis onde montar uma rede eléctrica custaria muitos milhões.
O "Planeta Azul" mostra ainda uma experiência piloto na Suécia: um bairro inteiro da cidade de Malmo foi edificado de forma a ser auto-suficiente em energia verde.