A defesa do ambiente e do património motivo hoje jovens de todo o mundo que cada vez mais aproveitam as férias de verão para participarem em projectos de voluntariado. O "Planeta Azul" foi ver as riquezas de agora e do passado.
Na área de Castelo Branco mobilizaram-se este ano muitos jovens num trabalho de prevenção dos fogos florestais. A calamidade repete-se todos os anos e os serviços profissionalizados de bombeiros e sapadores continuam a ter falta de meios humanos. Voluntários e trabalhadores sazonais dão o exemplo de como proteger a floresta é uma acção gratificante para cada um e para a sociedade.
Um outro projecto de voluntariado levou muitos jovens estrangeiros a recuperar os antigos pombais da aldeia de Cidadelhe, na Beira Alta. Trata-se de reintroduzir os pombos em pequenas construções tradicionais que estavam ao abandono. O certo é que a reanimação dos pombais está a ter consequências em termos de reordenamento cinegético e na.... fertilização das hortas!
Em pleno parque natural da Serra de São Mamede, uma antiga cidade romana -Ammaia- é lentamente desvendada por equipas de jovens voluntários, enquadrados por arqueólogos, que dedicam as férias ao trabalho delicado e minucioso de desenterrar as ruínas e recuperar preciosos artefactos. O museu e a cidade de Ammaia podem constituir um dos pólos de atracção mais importantes do parque de São Mamede e potenciar o turismo, que já hoje é uma prioridade nas terras entre Portalegre, Castelo de Vide e Marvão....