
Há Pesca no Lodo
Ep. 1 30 Mar 2025
A pesca do Caranguejo sustentou centenas de famílias no século passado. Aveiro, Murtosa, Gâmbia, Carrasqueira e Possanco foram as localidades onde a pesca do caranguejo foi vivida intensamente graças ao interesse da indústria espanhola. Durante décadas toneladas e toneladas de caranguejo foram exportadas para Espanha, numa autêntica "época de ouro" desta pescaria praticada pelas comunidades estuarinas e lagunares.
Apesar desta exportação massiva e da importância que esta pescaria representava para estas comunidades estuarinas e lagunares, pouco se sabe sobre a pesca do caranguejo - nunca foi alvo de estudos científicos nem devidamente legislada pelas autoridades portuguesas.
Criar conhecimento científico sobre uma pescaria quase desconhecida com o objetivo de propor medidas de regulamentação desta atividade, foi o propósito do projeto de investigação lançado pelo CCMAR da Universidade do Algarve.
Esta é a história da relação estreita entre os biólogos do projeto e os pescadores locais, ao longo de 4 anos, tendo em vista a gestão sustentada da pesca do caranguejo em Portugal.