Programas tv

Tem a Palavra

Imagem de Os Desafios de Angola na Presidência da União Africana

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Os Desafios de Angola na Presidência da União Africana

Episódio 7 de 50 Duração: 60 min

Pela primeira vez na sua história de quase 50 anos de independência, Angola vai assumir a presidência rotativa da União Africana, em substituição da Mauritânia.
É a primeira vez que este país assume a presidência da organização de estados africanos.
João Lourenço não terá um mandato fácil, são bastantes os desafios, sobretudo na área de paz e segurança, tendo em conta o momento difícil que o continente africano atravessa, mas também em termos económicos, área em que promete apostar na mobilização de recursos para as infraestruturas, onde pretende suprimir as carências a nível de vias rodoviárias e ferroviárias, também nas ligações áreas, para evitar que as viagens tenham de passar por outros continentes para se regressar a África, e nas infraestruturas energéticas.
O grupo será coordenado pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, que tem como coordenador adjunto o ministro da Defesa Nacional, João Ernesto dos Santos.
O tema do Tem a Palavra desta semana é: "Os desafios de Angola na presidência da união africana". São nossos convidados, por videochamada: Mário Paiva (jornalista - está em Luanda), os comentadores Armando Lona (em Bissau) e José Malaire (na Beira, em Moçambique). Nos estúdios em Lisboa, temos o professor e politólogo Raúl Braga Pires.

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2025
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2025
Duração
60 minutos
Série
6