Programas tv

Linha da Frente

Imagem de A Aldeia Onde o Esquecimento Pode Viver

Géneros

  • Informação - Actualidades

Informação Adicional

A Aldeia Onde o Esquecimento Pode Viver

Episódio 7 de 48 Duração: 30 min

A RTP viveu os dias de uma aldeia experimental única no mundo, onde todos os moradores têm Alzheimer e que integra simultaneamente um centro de investigação sobre a doença. O Village Landais Alzheimer foi construído em cinco hectares de terreno perto de Dax, em França, acolhe 120 moradores, 120 profissionais e 80 voluntários. Na aldeia, não há horários para acordar, deitar ou comer; os profissionais de saúde não usam bata branca, os doentes são chamados de moradores e as auxiliares são conhecidas como mordomas. Nada nos faz lembrar o lugar onde estamos! Todos os dias, os moradores vão à mercearia fazer as compras do dia e algumas casas deixam as portas abertas para que os doentes possam deambular durante a noite.
Durante cinco anos, uma equipa do Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica e da Universidade de Bordéus avalia o impacto desta abordagem terapêutica na evolução da doença nos moradores da aldeia. Os resultados dos primeiros três anos de investigação representam uma esperança, não de cura, mas de desaceleração da doença, de serenidade para os familiares e de alívio para os profissionais de saúde.
Há na Europa cerca de sete milhões de pessoas com Alzheimer, um número que pode duplicar até 2050. Como acompanhar estes doentes e as respetivas famílias? Poderá o modelo da aldeia de Dax ser replicado?
"A Aldeia Onde o Esquecimento Pode Viver" é uma reportagem da jornalista Paula Martinho da Silva, com imagem de David Araújo, edição de Maria Queirós e grafismo de Tiago Vitória.

Ficha Técnica

Título Original
Linha da Frente - 2025
Ano
2025
Duração
30 minutos
Série
17