
Prontidão a Leste
Ep. 10 27 Mar 2025
Foi uma missão histórica, a poucas centenas de quilómetros da Ucrânia. Foi a primeira vez que as Forças Armadas Portuguesas enviaram uma Força Nacional Destacada equipada com carros de combate.
Depois de seis meses de treino em cenário real de combate, o exército enviou um pelotão de cinco carros de combate Leopard 2A6 para Lest, na Eslováquia. Os 24 militares portugueses integraram uma força multinacional da Nato ao lado de países como a Alemanha, Chéquia, Eslovénia, Espanha ou Estados Unidos.
Desde fevereiro de 2022 que os países da NATO, entre eles Portugal, têm reforçado a presença militar na zona leste da Europa.
A missão, que prossegue atualmente com outro contingente, tem como objetivo o reforço defensivo no flanco leste da Aliança Atlântica.
Ao longo de um ano, uma equipa do "Linha da Frente" acompanhou o treino na Brigada Mecanizada de Santa Margarida, o envio dos carros de combate e o dia-a-dia dos militares portugueses na Eslováquia, a 230 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.
"Prontidão a Leste" é uma reportagem da jornalista Sandra Claudino, com imagem de Tiago Passos e Carlos Oliveira, e edição de Nuno Castro.
Prontidão a Leste
Ep. 10 27 Mar 2025
Little Bangdladesh - Rua do Benformoso
Ep. 9 13 Mar 2025
Entre a Ansiedade e a Esperança
Ep. 8 06 Mar 2025
A Aldeia Onde o Esquecimento Pode Viver
Ep. 7 20 Fev 2025
Crianças Talibés, Religião ou Sobrevivência
Ep. 6 13 Fev 2025
Rota dos Ambulantes
Ep. 5 06 Fev 2025
A Droga da Ilha
Ep. 4 30 Jan 2025
Lisboa Infernal
Ep. 3 23 Jan 2025