A Greenpeace chegou a Portugal, com a defesa dos oceanos na lista de prioridades.
A organização internacional, que conta com mais de 50 anos de ativismo ambiental em todo o Mundo, abriu uma delegação em Lisboa, num dos momentos críticos contra as alterações climáticas. Com o aumento do negacionismo climático, liderado por Donald Trump, a Greenpeace enfrenta uma séria ação em tribunal, nos EUA, que a pode levar à falência.
Em Portugal, a organização centra a atividade em 3 objetivos ambientais essenciais.
A RTP viajou com alguns ativistas a bordo do navio mais emblemático da Greenpeace, o quebra-gelo Arctic Sunrise, onde o otimismo continua aos comandos.
Reportagem de Daniela Santiago, imagem de Nuno Tavares e edição de Miguel Teixeira.
Os mais recentes sismos em Lisboa e Espanha fizeram soar alarmes e aumentar a preocupação quanto à possibilidade de um tremor de terra mais destrutivo.
É difícil para os investigadores fazer previsões na sismologia.
SUBMERSE é um novo projeto europeu de investigação que pode ajudar nesta área.
Através das vibrações dos cabos submarinos os cientistas detetam sismos e tsunamis, registam a temperatura das correntes, e a migração de animais de grande porte. Em Portugal há quem se dedique ao mapeamento destas vibrações.
Há 5 meses, a equipa do instituto universitário Dom Luís lançou várias estruturas junto à falha tectónica que deu origem aos maiores sismos no território nacional, e foram agora recolhê-las.
A RTP acompanhou a missão a bordo do navio D. Carlos I, ao largo de Aljezur, e a equipa de investigadores que esperam que, com os dados recolhidos, seja possível a deteção dos sismos em tempo real.
Reportagem de Andreia Custódio, imagem de Rui Machado Rodrigues e edição de Matilde Gomes.
Ep. 4 05 Mar 2025
Ep. 3 12 Fev 2025
Ep. 2 22 Jan 2025
Ep. 1 08 Jan 2025