
RB da Ilha da Graciosa
Ep. 13 13 Out 2024
Não é o que a maioria conhece, mas a ilha do Porto Santo é uma das regiões do mundo com maior diversidade de moluscos. Isto é, caracóis. E muitos estão em vias de extinção. No oitavo episódio, a biologia e a geologia deste território são tema de conversa.
A Reserva da Biosfera da UNESCO da Ilha do Porto Santo, criada em 2020, localiza-se a nordeste da Ilha da Madeira e inclui a superfície da ilha e a zona marinha envolvente.
A biodiversidade terrestre compreende vários ecossistemas, na ilha e nos ilhéus, dos ambientes mais naturais até às zonas humanizadas, incluindo os sistemas agroflorestais. A diversidade biológica, registando 310 espécies, apresenta uma elevada taxa de endemismos. A beleza da ilha não termina, porém, nos elementos naturais: as ruas ladrilhadas com a belíssima calçada madeirense, feita de seixos pretos e brancos, basalto e calcário recifal, dão-nos a conhecer um vasto património material e imaterial.
RB da Ilha da Graciosa
Ep. 13 13 Out 2024
RB Transfronteiriça Meseta Ibérica
Ep. 12 05 Out 2024
RB da ilha do Corvo
Ep. 11 28 Set 2024
RB das Berlengas
Ep. 10 21 Set 2024
RB Transfronteiriça Tejo/Tajo Internacional
Ep. 9 14 Set 2024
RB da Ilha do Porto Santo
Ep. 8 07 Set 2024
RB Transfronteiriça Gerês/Xurês
Ep. 7 01 Set 2024
RB da Ilha das Flores
Ep. 6 25 Ago 2024