Programas tv

Tem a Palavra

Ser Jornalista na Guiné-Bissau

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Ser Jornalista na Guiné-Bissau

Episódio 8 de 50 Duração: 60 min

O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) denunciou, no passado dia 16.02, ameaças à comunicação social na Guiné-Bissau e instou o Presidente guineense a garantir condições para que os profissionais possam trabalhar sem intimidação estatal.
Esta denúncia surge na consequência dos acontecimentos de 04 Dezembro 2023, quando o Presidente Umaro Sissoco Embaló resolveu dissolver o parlamento antes de decorrido os 12 meses desde as eleições legislativa como estabelece a Constituição.
Para a organização internacional de defesa dos jornalistas, "é profundamente preocupante que os meios de comunicação social da Guiné-Bissau tenham sido intimidados através de ataques armados e ameaças públicas, precisamente no momento em que precisavam de transmitir as notícias livremente e oferecer ao público diversos pontos de vista sobre a crise política em curso".
"Ser jornalista na Guiné-Bissau" é o tema do Tem a Palavra desta semana. Convidámos para esta edição: por videochamada os jornalistas Diamantino Lopes, Indira Correia Baldé, Sabino Santos e Lassana Cassamá, todos a partir de Bissau e Maimuna Bari, nos nossos estúdios em Lisboa.

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2024
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2024
Duração
60 minutos
Série
5