Programas tv

Tem a Palavra

A Situação do Conflito em Cabo Delgado

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

A Situação do Conflito em Cabo Delgado

Episódio 7 de 50 Duração: 60 min

Em Cabo Delgado têm-se registado, nas últimas semanas, novos ataques e movimentações de grupos armados, depois de um período de relativa estabilidade. Na semana passada, na aldeia de Mussomero, a norte da província moçambicana, cerca de 6 km da sede distrital de Quissanga, foram vistos grupos armados junto à escola primária não tendo protagonizado qualquer ataque, segundo os habitantes.
Já a sul, um grupo de insurgentes invadiu e queimou palhotas em três aldeias de Mazeze, no distrito de Chiure, onde há relatos de rapto de cinco pessoas na tarde de sexta-feira dia 09.02.
A província de Cabo Delgado é palco desde Outubro de 2017 de ataques de grupos armados, alguns deles tendo sido reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico. Perante a dimensão da insurgência, em Julho de 2021, contingentes do Ruanda e da SADC vieram juntar-se ao exército moçambicano no âmbito do combate ao terrorismo e devem-se retirar progressivamente até Julho 2024.
"A situação do conflito em Cabo Delgado" é o tema do Tem a Palavra desta semana. Convidámos para esta edição: Tomás Queface (investigador - está em Maputo), Estácio Valoi (jornalista de investigação - está em Pemba) Liazzat Bonate (professora e investigadora - está nos estúdios da RTP em Maputo) e Delmar Maia Gonçalves (escritor - está nos nossos estúdios em Lisboa).

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2024
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2024
Duração
60 minutos
Série
5