Programas tv

Tem a Palavra

Análise ao Relatório do Índice de Corrupção

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Análise ao Relatório do Índice de Corrupção

Episódio 6 de 50 Duração: 60 min

O Índice de Perceção da Corrupção é o principal indicador de corrupção do mundo. Criado em 1995 pela Transparência Internacional, avalia 180 países e territórios, atribuindo notas em escala de 0 (muito corrupto) a 100 (muito transparente). Quanto maior a nota, maior é a perceção de integridade do país.
Cabo Verde está na 30ª posição em 180 países com 64 pontos, ocupando o segundo lugar dos países menos corruptos da África Subsariana. Enquanto, a Guiné-Bissau ocupa a 158ª posição em 180 países com uma classificação 22 pontos, sendo o 40º país mais corrupto entre os 49 países da África Subsaariana. São Tomé e Príncipe ocupa a 45ª posição, com classificação de 67; Angola a 33ª com classificação de 121 e Moçambique a 25ª com classificação 145.
"Análise ao relatório do índice de corrupção" é o tema desta edição do Tem a Palavra. Para o programa de hoje, convidámos Pedro Mingas (docente universitário - está em Luanda, Angola); Armando Lona (professor universitário e comentador - está em Bissau, na Guiné-Bissau); João Santos (criminalista - está na cidade da Praia, Cabo Verde); Elísio Sousa (jurista - está em Maputo, Moçambique) e Marcelino Marques (empresário - está nos nossos estúdios, em Lisboa).

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2024
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2024
Duração
60 minutos
Série
5