Programas tv

Tem a Palavra

O Papel da Cultura na Mudança da Guiné-Bissau

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

O Papel da Cultura na Mudança da Guiné-Bissau

Episódio 49 de 50 Duração: 60 min

A Guiné-Bissau é um pequeno país da costa ocidental de África e também um dos mais vulneráveis do mundo. Ouve-se falar na instabilidade política de que este país tem sido alvo. A maioria da população guineense não tem acesso a eletricidade, água potável, esgotos e não tem sistema de recolha de lixo. Diante um sistema financeiro ausente, mas omnipresente no quotidiano das pessoas.
A música, a dança e a culinária desempenham papéis essenciais na cultura guineense. Apesar de muitas vezes a população ser excluída de uma série de processos sociais e políticos como a escolarização, a cidadania, a mobilidade espacial ou social, o trabalho digno, a saúde ou ainda o consumo. Mas nada disto impede que o povo guineense reflita a alegria de viver e a sua resiliência.
"O papel da cultura na mudança da Guiné-Bissau" é o tema do Tem a Palavra desta semana. Contamos com as participações por telefone, a partir de Bissau, de Ernesto Dabo (agente cultural), Guerry Lopes (membro da Sociedade Civil). Nos estúdios da RTP em Lisboa estão duas figuras conhecidas nos meios culturais da Guiné-Bissau, nomeadamente, a cantora Karyna Gomes e o poeta Michel Té.

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2024
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2024
Duração
60 minutos
Série
5