Programas tv

Tem a Palavra

PALOP, Avanços e Recuos na Liberdade de Imprensa

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

PALOP, Avanços e Recuos na Liberdade de Imprensa

Episódio 18 de 50 Duração: 60 min

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemora-se a 03 Maio. A data foi criada em 1993, com uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas e celebra o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que marca o dia da Declaração de Windhoek feita por jornalistas africanos em 1991 afirmando os princípios da liberdade de imprensa junto da UNESCO.
Este ano o tema foi dedicado à importância do jornalismo e da liberdade de expressão no contexto da atual crise ambiental global.
A cidade de Santiago do Chile acolheu representantes globais em eventos marcando este 3 de maio a 31ª Conferência Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
António Guterres, secretário-geral da ONU, destacou que o mundo atravessa uma emergência ambiental sem precedentes que "representa uma ameaça existencial para a atual e as futuras gerações".
Guterres realçou que os profissionais da imprensa também documentam a degradação ambiental e fornecem provas de vandalismo no setor que ajudam a responsabilizar os infratores.
Para o líder das Nações Unidas, "não é surpreendente que algumas pessoas, empresas e instituições poderosas, tudo façam para impedir os jornalistas ambientais de realizarem o seu trabalho".
Mas os jornalistas ambientais não são os únicos em risco. Em todo o mundo, os profissionais da comunicação social arriscam as suas vidas tentando fazer-nos chegar notícias sobre tudo, desde a guerra à democracia.
"A importância de ver um jornalismo livre, independente e plural, que faça a cobertura e coloque os poderosos debaixo da lupa e de investigação sobre o que está acontecendo no planeta."
Sem fatos, não podemos combater a desinformação, sem responsabilização, não teremos políticas fortes em vigor, sem liberdade de imprensa, não teremos liberdade nenhuma.
Uma liberdade de imprensa, não é uma escolha, mas uma necessidade.
"PALOP, Avanços e recuos na liberdade de imprensa" é o tema do Tem a Palavra desta semana. Para esta edição, convidámos os jornalistas: Indira Correia Baldé (presidente do Sindicato dos Jornalistas na GB), Geremias Furtado (presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde), Cristiano Fernandes (trabalha para a STV e TV Académica - na Beira, em Moçambique) e, na delegação da RTP em Luanda, Armindo Laureano (diretor do Semanário Novo Jornal).

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2024
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2024
Duração
60 minutos
Série
5