O MPLA e os Desafios do Futuro
Ep. 50 18 Dez 2024
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemora-se a 03 Maio. A data foi criada em 1993, com uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas e celebra o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que marca o dia da Declaração de Windhoek feita por jornalistas africanos em 1991 afirmando os princípios da liberdade de imprensa junto da UNESCO.
Este ano o tema foi dedicado à importância do jornalismo e da liberdade de expressão no contexto da atual crise ambiental global.
A cidade de Santiago do Chile acolheu representantes globais em eventos marcando este 3 de maio a 31ª Conferência Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
António Guterres, secretário-geral da ONU, destacou que o mundo atravessa uma emergência ambiental sem precedentes que "representa uma ameaça existencial para a atual e as futuras gerações".
Guterres realçou que os profissionais da imprensa também documentam a degradação ambiental e fornecem provas de vandalismo no setor que ajudam a responsabilizar os infratores.
Para o líder das Nações Unidas, "não é surpreendente que algumas pessoas, empresas e instituições poderosas, tudo façam para impedir os jornalistas ambientais de realizarem o seu trabalho".
Mas os jornalistas ambientais não são os únicos em risco. Em todo o mundo, os profissionais da comunicação social arriscam as suas vidas tentando fazer-nos chegar notícias sobre tudo, desde a guerra à democracia.
"A importância de ver um jornalismo livre, independente e plural, que faça a cobertura e coloque os poderosos debaixo da lupa e de investigação sobre o que está acontecendo no planeta."
Sem fatos, não podemos combater a desinformação, sem responsabilização, não teremos políticas fortes em vigor, sem liberdade de imprensa, não teremos liberdade nenhuma.
Uma liberdade de imprensa, não é uma escolha, mas uma necessidade.
"PALOP, Avanços e recuos na liberdade de imprensa" é o tema do Tem a Palavra desta semana. Para esta edição, convidámos os jornalistas: Indira Correia Baldé (presidente do Sindicato dos Jornalistas na GB), Geremias Furtado (presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde), Cristiano Fernandes (trabalha para a STV e TV Académica - na Beira, em Moçambique) e, na delegação da RTP em Luanda, Armindo Laureano (diretor do Semanário Novo Jornal).
Ep. 50 18 Dez 2024
Ep. 49 11 Dez 2024
Ep. 48 04 Dez 2024
Ep. 47 27 Nov 2024
Ep. 46 20 Nov 2024
Ep. 45 13 Nov 2024
Ep. 44 06 Nov 2024
Ep. 43 30 Out 2024