Programas tv

Tem a Palavra

Aumento da Violência Contra a Mulher na Guiné-Bissau

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Aumento da Violência Contra a Mulher na Guiné-Bissau

Episódio 16 de 50 Duração: 60 min

Segundo o Relatório da Situação da Mulher na Guiné-Bissau: Uma em cada três mulheres guineenses já foi vítima de mais do que um tipo de violência por parte de homens e 80% da violência tem origem no seio familiar. Duas mulheres foram mortas em duas semanas no passado mês de Março na zona leste da Guiné Bissau
Apesar de a violência doméstica ser considerada um crime público no país, a maioria dos casos não chega à justiça. Violência contra mulher é realidade na Guiné-Bissau mas há poucas denúncias.
O silêncio das vítimas pode ser explicado pelo facto de mais de metade das inquiridas considerar a violência doméstica como aceitável e apenas 23% conhecer os serviços e entidades que prestam apoio às vítimas de violência contra a mulher.
"Aumento da violência contra a mulher na Guiné-Bissau" é o tema do Tem a Palavra, desta semana. Convidámos, por videochamada, a partir de Bissau: Maura Gomes Nhaga (diretora-geral da Família); Tita Pipoca (influencer digital); Rui Jorge Semedo (investigador) e Adama Baldé (ativista dos Direitos Humanos). Nos estúdios, em Lisboa, está também connosco: Amélia da Costa (empresária e gestora de clientes).

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2024
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2024
Duração
60 minutos
Série
5