Ep. 44 08 Nov 2024
Esta semana estão no Causa e Efeito: Saidatina Dias, Mamadou Ba, Liazzat Bonate, Borges Nhamirre, Manuel João Ramos, Luís Bernardino, Pedro Albuquerque Dias e Isaiete Jabula.
Na 2ª feira, depois de os deputados da oposição terem sido retirados à força do hemiciclo, o parlamento senegalês aprovou o projeto de lei que adia as eleições presidenciais para 15 de dezembro e que estende por 1 ano o mandato do presidente cessante, Macky Sall. Analisamos com Saidatina Dias, coordenadora da Associação dos Imigrantes Senegaleses em Portugal, e Mamadou Ba, investigador na British Columbia University.
Nas últimas semanas, têm-se registado uma nova vaga de ataques em Cabo Delgado. Há relatos da presença jihadista em Quissanga, Muidumbe, Metuge ou Mecufi, que fica a apenas 20 kms de Pemba, onde se situa o principal centro de acolhimento de deslocados. A análise com Liazzat Bonate (professora e investigadora) e Borges Nhamirre (investigador do Centro de Integridade Pública).
A imprensa internacional tem dado conta de que o Grupo Wagner, a força paramilitar ligada de forma não oficial ao governo de Vladimir Putin, estará a ser substituída, em África, por uma nova unidade militar, formada por mercenários e voluntários, mas sob a alçada do Ministério da Defesa russo. Uma unidade de 100 efetivos terá chegado há dias ao Burkina Faso. Manuel João Ramos é investigador do Instituto Universitário de Lisboa, e Luís Bernardino é professor da Universidade Autónoma de Lisboa.
Um pouco por toda a Europa, temos assistido ao aumento da retórica anti-imigração ao mesmo tempo que crescem as bases eleitorais de partidos populistas e de extrema-direita. Numa tese de doutoramento, o economista Pedro Albuquerque Dias decidiu estudar o impacto da diversidade étnica no crescimento económico dos países.
Na opinião da semana, ouvimos a investigadora do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa, Isaiete Jabula, sobre os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres na Guiné-Bissau.