Reflexão e Análise Sobre os Acontecimentos Mais Relevantes de 2024, nos Países Africanos de Origem Portuguesa
Ep. 50 27 Dez 2024
Esta semana estão no Causa e Efeito: Fernando Lima, Emellin de Oliveira, João Feijó, José Castiano, António Rodrigues, José Agnelo Sanches, Aissa Regalla de Barros e Susana Barros.
Segundo a primeira-ministra italiana, o plano Mattei pretende melhorar a qualidade de vida dos países africanos e, assim, dissuadir os migrantes de procurarem refúgio na Europa. Nas palavras da líder, Giorgia Meloni, trata-se de garantir às jovens gerações africanas "o direito de não serem forçadas a emigrar e a cortar as suas raízes". A análise da cimeira Itália-África, com o jornalista e analista, Fernando Lima, e a investigadora da Nova School of Law, Emellin de Oliveira.
Apenas 8 em cada 100 moçambicanos frequentam o ensino superior. Este número foi avançado pelo presidente Filipe Nyusi, durante a inauguração do novo edifício na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. O chefe de Estado mostrou-se preocupado com as disparidades geográficas e de género na população estudantil e também com o desequilíbrio nos cursos frequentados. José Castiano é vice-reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, e João Feijó é investigador do Observatório do Meio Rural.
O Níger, o Mali e o Burkina Faso decidiram abandonar a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental. Os líderes militares dos 3 países do Sahel justificam a saída com as sanções económicas e financeiras impostas pela CEDEAO na sequência dos golpes de Estado que colocaram estes militares no poder. O jornalista do "Público", António Rodrigues, faz a análise.
O Governo cabo-verdiano está a avançar com a privatização e concessão de 9 empresas estatais. O processo arrancou em janeiro, com a venda da participação do Estado na Caixa Económica de Cabo Verde. E até meados do próximo ano, o executivo quer concluir esta agenda de privatizações que inclui também empresas da área das telecomunicações, transportes, água e energia ou do setor farmacêutico. O economista e consultor do Centro de Estudos Estratégicos e de Desenvolvimento, José Agnelo Sanches, analisa.
A Guiné-Bissau apresentou, esta 5ª feira, uma nova candidatura das ilhas Bijagós a Património Mundial da Humanidade. Aissa Regalla de Barros é diretora-geral do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas.
Na Opinião da Semana, a enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia, Susana Barros, comenta os desafios dos cuidados de saúde materno-infantil no continente africano.
Ep. 50 27 Dez 2024
Ep. 49 20 Dez 2024
Ep. 48 07 Dez 2024
Ep. 47 29 Nov 2024
Ep. 46 22 Nov 2024
Ep. 45 15 Nov 2024
Ep. 44 08 Nov 2024
Ep. 43 01 Nov 2024