Programas tv

Causa e Efeito

Cimeira Itália-África / Ensino Sup. - Moç. / CEDEAO / Privatizações-CV / GB: Bijagós / Saúde Materno-Infantil em África

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Cimeira Itália-África / Ensino Sup. - Moç. / CEDEAO / Privat...

Episódio 5 de 47 Duração: 55 min

Esta semana estão no Causa e Efeito: Fernando Lima, Emellin de Oliveira, João Feijó, José Castiano, António Rodrigues, José Agnelo Sanches, Aissa Regalla de Barros e Susana Barros.
Segundo a primeira-ministra italiana, o plano Mattei pretende melhorar a qualidade de vida dos países africanos e, assim, dissuadir os migrantes de procurarem refúgio na Europa. Nas palavras da líder, Giorgia Meloni, trata-se de garantir às jovens gerações africanas "o direito de não serem forçadas a emigrar e a cortar as suas raízes". A análise da cimeira Itália-África, com o jornalista e analista, Fernando Lima, e a investigadora da Nova School of Law, Emellin de Oliveira.
Apenas 8 em cada 100 moçambicanos frequentam o ensino superior. Este número foi avançado pelo presidente Filipe Nyusi, durante a inauguração do novo edifício na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. O chefe de Estado mostrou-se preocupado com as disparidades geográficas e de género na população estudantil e também com o desequilíbrio nos cursos frequentados. José Castiano é vice-reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, e João Feijó é investigador do Observatório do Meio Rural.
O Níger, o Mali e o Burkina Faso decidiram abandonar a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental. Os líderes militares dos 3 países do Sahel justificam a saída com as sanções económicas e financeiras impostas pela CEDEAO na sequência dos golpes de Estado que colocaram estes militares no poder. O jornalista do "Público", António Rodrigues, faz a análise.
O Governo cabo-verdiano está a avançar com a privatização e concessão de 9 empresas estatais. O processo arrancou em janeiro, com a venda da participação do Estado na Caixa Económica de Cabo Verde. E até meados do próximo ano, o executivo quer concluir esta agenda de privatizações que inclui também empresas da área das telecomunicações, transportes, água e energia ou do setor farmacêutico. O economista e consultor do Centro de Estudos Estratégicos e de Desenvolvimento, José Agnelo Sanches, analisa.
A Guiné-Bissau apresentou, esta 5ª feira, uma nova candidatura das ilhas Bijagós a Património Mundial da Humanidade. Aissa Regalla de Barros é diretora-geral do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas.
Na Opinião da Semana, a enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia, Susana Barros, comenta os desafios dos cuidados de saúde materno-infantil no continente africano.

Ficha Técnica

Título Original
Causa e Efeito 2024
Intérpretes
Apresentado por: Flávia Brito / Coordenação: Carla Adão
Realização
Carlos Lucas
Produção
Paula Paiva - Renato Colmonero / RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2024
Duração
55 minutos
Série
8