Ep. 49 20 Dez 2024
Esta semana, estão no Causa e Efeito: Luís Nassif, Maria Lima, David VanVik, José Gama, João Gomes Cravinho, Amália de Melo Lopes, Jonuel Gonçalves e José Francisco Pavia.
A taxação dos super-ricos, o combate à desinformação ou a igualdade de género não são temas consensuais no G20. Na cimeira anual, que se realizou no Rio de Janeiro, Lula da Silva fez o multilateralismo funcionar. Nesta presidência brasileira, e pela primeira vez, realizou-se também a cúpula do G20 Social, uma iniciativa que teve como foco as questões sociais, de inclusão e desenvolvimento sustentável. A análise com o jornalista Luís Nassif, e a embaixadora do G20 Social e administradora executiva da Caixa Social de Catoca, Maria Lima.
Centenas de mineiros clandestinos continuam presos numa mina desativada, na província de North West, na África do Sul, perante um bloqueio das autoridades sul-africanas, que dura há já várias semanas. As autoridades chegaram mesmo a cortar a entrada de comida e água, para forçar os trabalhadores a sair. David Van Wik é investigador principal da Bench Marks Foundation, e José Gama é jornalista e analista.
Entrevistámos João Gomes Cravinho, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros português, é o novo representante especial da União Europeia para a região do Sahel, um dos locais mais afetados por conflitos do mundo.
O PASTEF, o partido no poder no Senegal, venceu as eleições legislativas antecipadas do último domingo, com 79% dos votos, segundo os resultados provisórios. O presidente Bassirou Faye consegue assim a maioria absoluta que queria no parlamento para implementar as ambiciosas reformas que o governo prometeu. A análise com Jonuel Gonçalves, investigador do Instituto Universitário de Lisboa.
O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, reiterou este mês, que espera a oficialização do crioulo nos 50 anos da independência do arquipélago, data que se assinalam já no próximo ano. Amália de Melo Lopes é presidente da Associação da Língua Materna Cabo-verdiana.
Na opinião da semana, José Francisco Pavia, professor de Relações Internacionais da Universidade Lusíada, comenta o impacto da insegurança em Cabo Delgado na credibilidade do estado moçambicano e no investimento económico na província do norte do país.