Ep. 44 08 Nov 2024
Esta semana estão no Causa e Efeito: Marcolino Moco, Ana Gomes, Yussef, José Manuel Rosendo, Estrela Charles, Gastão Djemé, Asner de Sandra e Paula Cardoso.
O presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Carlos Vila Nova, diz que "é preciso perceber exatamente o que se está a passar" na Guiné-Bissau. O Chefe de Estado são-tomense reiterou a hipótese de uma eventual atuação da organização mas sublinha que qualquer missão terá sempre de passar pelo secretariado executivo e pela auscultação dos restantes Estados membros. Analisamos o papel da CPLP para ajudar a resolver a crise política e institucional na Guiné-Bissau com Ana Gomes, e o ex-secretário executivo da CPLP, Marcolino Moco.
O Conselho Constitucional francês rejeitou mais de um terço das medidas do projeto de lei governamental sobre a imigração, aprovado em dezembro no parlamento. Entre os artigos considerados inconstitucionais, estão os que limitavam o acesso à segurança social e os que dificultavam os processos de reunião familiar, já em solo francês. José Manuel Rosendo (correspondente da RTP em Paris) e Yussef (ativista pelos direitos dos imigrantes).
A comunidade de Nhiquim, em Varela no norte da Guiné-Bissau, recebeu um ultimato para se deslocar devido a uma exploração de areia pesada que ali está a ser instalada por uma empresa chinesa. A população garante que não há autorização para aquela exploração nem um projeto de impacto ambiental. Esta aldeia está no Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu, uma área protegida onde se encontra o maior bloco de mangal contínuo da África Ocidental. Falámos com Gastão Djemé, presidente da Associação Onenoral dos Filhos e Amigos de Secção de Suzana.
Angola e Cabo Verde estão nos oitavos de final do Campeonato Africano de Futebol que está a decorrer na Costa do Marfim. Moçambique e a Guiné-Bissau já abandonaram a competição.
Este sábado, Angola joga com a Namíbia, e na 2ª feira, Cabo Verde defronta a Mauritânia. O comentário de Asner de Sandra.
Na Opinião da Semana, Paula Cardoso, fundadora da plataforma AFROLINK, comenta a falta de representatividade no mercado de trabalho em Portugal.