Ep. 49 20 Dez 2024
Esta semana estão no Causa e Efeito: Herlander Napoleão, Carlos Gonçalves, Cláudio Silva, Francisco Sarmento, Baltazar Candrinho, Fernando Dias e Antonieta Rosa Gomes.
O primeiro-ministro português Luís Montenegro esteve esta semana em visita oficial a Angola. Ao longo de 3 dias, visitou várias empresas portuguesas e empreendimentos estratégicos no país, como o projeto do Corredor do Lobito ou a Central Fotovoltaica do Biópio. Vamos analisar com Herlander Napoleão, especialista em Relações Internacionais; e o jornalista Carlos Gonçalves.
O Rio de Janeiro recebeu a reunião do G20. Sob a presidência anual do Brasil, as 19 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana discutiram planos para a redução da fome, da pobreza, das desigualdades e o acesso a recursos para combater as alterações climáticas. O encontro culminou com o lançamento da Aliança Global contra a Fome. Cláudio Silva é analista político e Francisco Sarmento é consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
Moçambique vai começar a vacinação contra a malária em agosto. Numa fase piloto inicial na província da Zambézia. O objetivo é imunizar 600 mil crianças e, no próximo ano, alargar a vacinação às restantes províncias do país. Baltazar Candrinho é o diretor do Programa Nacional de Controlo da Malária.
O Partido de Renovação Social, a 3ª força política da Guiné-Bissau, vive um momento de forte divisão interna. O partido tem atualmente 2 presidentes eleitos. Um é Fernando Dias que lidera interinamente o PRS desde fevereiro de 2023. O outro é Félix Nandungue, eleito num congresso à parte organizado pelo grupo dos "inconformados". Entrevistamos Fernando Dias que é também o primeiro vice-presidente da última Assembleia Nacional Popular eleita na Guiné-Bissau.
Na opinião desta semana, Antonieta Rosa Gomes, investigadora do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa, comenta a falta de visibilidade mediática dos conflitos que decorrem em território africano.