Ep. 44 08 Nov 2024
Esta semana estão no Causa e Efeito: Luís Vaz Martins, Rui Jorge Semedo, Sumaila Jaló, Heitor Carvalho, Correia de Barros, Egna Sidumo, Osvaldo João, e João Labareda.
Há 4 anos que a Guiné-Bissau não assistia a detenções em massa, como a que aconteceu no passado dia 17, na manifestação convocada pela Frente Popular e considerada ilegal pelas autoridades. Segundo a Liga Guineense dos Direitos Humanos, as manifestações têm sido proibidas nos últimos anos, e isso é um retrocesso democrático no país. Analisamos com Luís Vaz Martins, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau; Rui Jorge Semedo, analista político; e o ativista político Sumaila Jaló.
A inflação em Angola atingiu os 28% no mês de abril. Um valor recorde em quase 7 anos, e que, segundo a consultora Oxford Economics, poderá atingir o pico de 31% no final deste semestre. Vamos entender o que está a acontecer com Heitor Carvalho, diretor do Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada Angola.
No último domingo, a República Democrática do Congo foi alvo de uma tentativa falhada de um golpe militar. O exército conseguiu travar o assalto que aconteceu em Kinshasa, num bairro onde estão situadas as residências e instituições do Estado congolês. Várias pessoas morreram, incluindo Christian Malanga, uma figura destacada da diáspora congolesa, que terá liderado este ataque, que envolveu um grupo de 40 militares. O brigadeiro Correia de Barros, diretor do Centro de Estudos Estratégicos de Angola, e Egna Sidumo, pesquisadora do centro de pesquisa Christian Michelsen Institute da Noruega analisam.
No âmbito do Dia de África, que se celebra este sábado, continuamos a olhar para a Agenda 2063, adotada pela União Africana para o desenvolvimento do continente. Osvaldo João é membro do Comité de Referência Juvenil da União Africana.
Na opinião desta semana, João Labareda, politólogo especialista em assuntos europeus e questões de justiça social, analisa o tema das reparações históricas.