Ep. 44 08 Nov 2024
Esta semana contamos com a presença de: Aristides da Luz, Manuel Faustino, Dércio Alfazema, Manuel Dos Santos, Aristóteles Kandimba, Jorge Caseiro, Frederico Eurico e Tânia Barbosa.
Venâncio Mondlane anunciou esta sexta-feira que vai ser candidato à presidência da RENAMO no próximo congresso. A comunicação foi feita na cidade de Nacala-Porto que foi surpreendida esta manhã com a Polícia da República de Moçambique. No horizonte desta candidatura estão as eleições gerais, marcadas para 9 de outubro deste ano, que determinarão não só o Parlamento e as lideranças provinciais mas também o próximo Presidente da República. Dércio Alfazema analisa.
"Saúde Mental, prioridade e compromisso de todos" é o lema da iniciativa do governo de Cabo Verde para 2024 que tem como principal objetivo ampliar e qualificar a rede de serviços de apoio em todo o território cabo-verdiano. O comentário dos psiquiatras Aristides da Luz e Manuel Faustino.
Na província do Huambo, em Angola, o governo local removeu as estátuas do general Norton de Matos, fundador da cidade, e do arquiteto Vicente Ferreira, por não fazerem parte da matriz cultural local ovimbundu. A decisão tem dividido opiniões e analisamos com o sociólogo e historiador Manuel Dos Santos, e o escritor, pesquisador e produtor cultural Aristóteles Kandimba.
A Etiópia e a República da Somalilândia, uma região separatista que se proclamou independente da Somália em 1991, celebraram um pacto que está a gerar controvérsia. Em troca de acesso ao Mar Vermelho e a uma base militar durante 50 anos, a Etiópia deverá reconhecer internacionalmente como país a Somalilândia. Isto numa altura em que aumenta a tensão no Mar Vermelho e em que os rebeldes Houthi do Iémen, apoiados pelo Irão, têm atacado navios e forçado cargueiros e petrolíferas a suspender as rotas comerciais, em solidariedade com o povo da Faixa de Gaza.
A plataforma "Vem Bumbar" foi criada por um imigrante angolano no Brasil, em 2022. É a primeira plataforma de empregabilidade para imigrantes africanos. Frederico Eurico é o CEO e fundador da "Vem Bumbar".
Na Opinião da Semana, Tânia Barbosa (diretora do departamento internacional da AMI), fala das dificuldades de acesso à saúde na Guiné-Bissau e ressalva a importância da saúde comunitária.