Programas tv

Causa e Efeito

GB: Crise do Arroz / África do Sul: 30 Anos Fim do Apartheid / Eleições no Chade / Prémio Jovem Investigador 2024 / ...

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

GB: Crise do Arroz / África do Sul: 30 Anos Fim do Apartheid...

Episódio 18 de 47 Duração: 55 min

Esta semana estão no Causa e Efeito: Orlando Mendes Viegas, Bambo Sanhá, Udé Fati, Jonuel Gonçalves, José Gama, Nelson Saúte, Isaquel Silva, Djam Neguin e Anabela Rodrigues.
A Guiné-Bissau produz por ano, cerca de 60 mil toneladas de arroz e importa cerca de 150 mil toneladas, de acordo com dados do Ministério da Agricultura. Com o fim das subvenções à importação, vários especialistas têm apontado o investimento na produção agrícola como uma forma de promover a comercialização sustentável do arroz a nível nacional. Participam neste programa, o ministro do Comércio e Indústria, Orlando Mendes Viegas, o secretário-Geral da Associações de Consumidores de Bens e Serviços, Bambo Sanhá, e também a economista Udé Fati.
3 décadas após o fim do apartheid e da realização das primeiras eleições livres e multipartidárias na África do Sul, o país vive em democracia multirracial, mas profundamente dividido. O Dia da Liberdade voltou a ser assinalado a 27 de abril e com eleições gerais do próximo dia 29 de maio, aprofunda-se o sentimento de desilusão dos sul-africanos face às promessas que ficaram por cumprir. Com os escândalos de corrupção e a crescente deceção com o partido de libertação de Nelson Mandela, o ANC, pode pela primeira vez, desde 1994, perder a maioria absoluta no parlamento. Para comentar, o jornalista José Gama e o escritor Nelson Saúte
O Chade vai realizar eleições presidenciais e legislativas, na próxima 2ª feira, dia 6 de maio. O país da África Central é atualmente governado pelo general Mahamat Déby, que assumiu o poder, sem eleições, em abril de 2021, após a morte do pai e antigo presidente, Idriss Déby, que governou o Chade por mais de 30 anos. O general disputa agora a presidência com outros 9 candidatos, entre eles o primeiro-ministro da junta militar, Succès Masra. A análise com Jonuel Gonçalves (investigador do Instituto Universitário de Lisboa).
O médico investigador guineense, Isaquel Silva, foi distinguido em abril com o prémio Jovem Investigador Brighter Future, atribuído pela Fundação Penta, que é uma rede científica internacional. Este prémio reconhece jovens que se destacam, na investigação científica na área dos cuidados para grávidas e crianças que vivem com doenças infeciosas em todo o mundo. Isaquel Silva é diretor do Centro de Estudos e Pesquisas do Instituto Nacional de Saúde Pública da Guiné-Bissau e coordena um estudo sobre os efeitos das vacinas contra sarampo e BCG para mães e filhos, no âmbito do Projeto Saúde Bandim.
O artista transdisciplinar Djam Neguin estreia esta 6ª feira, no espaço XL Box, na cidade portuguesa de Montemor-o-Novo, um espetáculo inspirado no legado do líder da libertação colonial Amílcar Cabral. A criação chama-se AMI.LCAR e recorre ao uso de dispositivos multimédia e de inteligência artificial para uma abordagem ficcional da vida e obra desta figura histórica africana.
Na opinião da semana, Anabela Rodrigues, eurodeputada portuguesa, critica o novo Pacto sobre Migração e Asilo aprovado pelo Parlamento Europeu.

Ficha Técnica

Título Original
Causa e Efeito 2024
Intérpretes
Apresentado por: Flávia Brito / Coordenação: Carla Adão
Realização
Carlos Lucas
Produção
Paula Paiva - Renato Colmonero / RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2024
Duração
55 minutos
Série
8