
Reflexão e Análise Sobre os Acontecimentos Mais Relevantes de 2024, nos Países Africanos de Origem Portuguesa
Ep. 50 27 Dez 2024
Esta semana estão no Causa e Efeito: Ivan Maússe, Egídio Vaz, Herlander Napoleão, João Armando, Denise Oliveira Centeio, Leizi dos Santos Andrade, Daniela Nascimento e Solange Salvaterra Pinto.
O próximo presidente da RENAMO e candidato às presidenciais de outubro será eleito no congresso do partido, nos dias 15 e 16 de maio. Fora da corrida à liderança da principal força da oposição ficará o deputado Venâncio Mondlane, voz crítica da atual presidência de Ossufo Momade, e que acusa a Comissão Política da Renamo de ter definido um perfil de candidato com o objetivo claro de o excluir. A análise com Ivan Maússe, pesquisador do Centro de Integridade Pública, e Egídio Vaz, analista político.
A participação da multinacional russa ALROSA na Sociedade Mineira de Catoca está a preocupar os agentes do setor dos diamantes em Angola devido às sanções internacionais impostas à Rússia. Essas sansões podem pôr em risco a comercialização de diamantes angolanos. João Armando é diretor do Jornal Expansão e Herlander Napoleão é especialista em Relações Internacionais.
Em Cabo Verde, os professores estão preocupados com a automutilação nas escolas da cidade da Praia. Denise Oliveira Centeio é presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde, e Leizi dos Santos Andrade é coordenadora e professora do Gabinete do Projeto Vocacional e de Vida.
Esta semana, assinalou-se um ano de guerra no Sudão. O conflito eclodiu a 15 de abril de 2023, desencadeado por uma rebelião do grupo paramilitar das Forças de Apoio Rápido contra as Forças Armadas sudanesas. Há pelo menos 14 mil mortos, mais de 8 milhões de deslocados e refugiados. A situação humanitária é de catástrofe de fome iminente. A análise de Daniela Nascimento (professora de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra).
Na opinião da semana, Solange Salvaterra Pinto, ativista e empreendedora social, fala-nos sobre o aumento dos casos de abuso sexual contra menores em São Tomé e Príncipe, e defende que a solução para proteger as crianças passa por tornar estes atos um crime público.
Ep. 50 27 Dez 2024
Ep. 49 20 Dez 2024
Ep. 48 07 Dez 2024
Ep. 47 29 Nov 2024
Ep. 46 22 Nov 2024
Ep. 45 15 Nov 2024
Ep. 44 08 Nov 2024
Ep. 43 01 Nov 2024