Ep. 44 08 Nov 2024
Esta semana estão no Causa e Efeito: Carlos Semedo, Liberato Moniz, Fernando Jorge Cardoso, Fernanda Lira, Cândido Camará, Wilker Dias, Dércio Alfazema, Adulay Barie e Ana Raquel Matias.
O governo são-tomense recomendou aos tribunais que reapreciem o processo de recrutamento dos juízes, devido a suspeitas de irregularidades. A posição foi conhecida depois de o representante da Assembleia Nacional no Conselho Superior de Magistratura ter questionado a legalidade da composição do júri de um concurso para o Tribunal da Primeira Instância. Analisamos com o advogado Carlos Semedo e Liberato Moniz, chanceler da Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe.
Continua a escala do conflito na República Democrática do Congo. Militares sul-africanos apoiam o exército congolês, no combate ao grupo armado do M23, no leste do país. O Ruanda, acusado de apoiar os rebeldes, continua a negar qualquer envolvimento. Mas, perante o cenário atual, o país admitiu adotar "quaisquer medidas legítimas para se defender."
Segundo as Nações Unidas, a guerra já fez mais de 6 milhões de deslocados internos, e mais de 1milhão de refugiados. Milhares de crianças estão a ser recrutadas pelos grupos armados. Fernando Jorge Cardoso é professor da Universidade Autónoma de Lisboa, e Fernanda Lira é mestre em Assuntos Africanos, pelo Instituto Universitário de Lisboa.
O Senegal vai a eleições no próximo domingo. Sete milhões de eleitores vão escolher o sucessor de Macky Sall depois do polémico adiamento das eleições e de o Tribunal Constitucional ter obrigado o atual Chefe de Estado a marcar o escrutínio para antes do final do seu mandato, a 2 de abril. O jornalista da RFI correspondente em Dakar, Cândido Camará, comenta.
Arrancou há uma semana o recenseamento eleitoral em Moçambique, para as eleições de 9 de outubro, em que serão eleitos o próximo Presidente da República, os membros do Parlamento e as lideranças provinciais. O processo pode ser dificultado pelas cheias e pelo terrorismo que assola a região norte do país. Wilker Dias, coordenador da Plataforma Decide, e o analista político Dércio Alfazema, analisam.
Termina no final do mês a Expo Catar, uma feira onde a Guiné-Bissau marcou presença para mostrar as potencialidades do país e captar investimento. A jornalista da RTP Carla Adão falou, em Doha, com o comissário-geral da Guiné-Bissau.
Na Opinião da Semana, Ana Raquel Matias, socióloga e investigadora integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa, comenta a importância da língua portuguesa como fator para o acesso à cidadania em Portugal.