O Hora de Agir de hoje pertence à série de programas "Amor à Terra", onde estamos a falar da importância da agricultura e da produção de alimentos. Neste que é um tempo em que a população do mundo está a crescer e onde lidamos também com uma crise climática que foi provocada por nós, pela humanidade que nos últimos séculos despejou as quantidades enormes de lixo gasoso na atmosfera, que aumentaram o efeito de estufa.
Estamos no Alentejo, na Herdade da Mitra, e o tema da conversa de hoje é dos mais importantes: A Importância de Conservar o Solo. Sem solo de qualidade, o rendimento das colheitas diminui e sem boas práticas agrícolas a sua degradação é inevitável. Por isso, esta é a hora de colocar o solo no centro de toda e qualquer política agrícola. Ele é o recurso não renovável que estamos a perder devido a práticas que estão longe de ser sustentáveis.
Para esta conversa, temos connosco: o professor Mário Carvalho (especialista em Agricultura Sustentável) e José Rato Nunes (diretor da Escola Superior Agrária de Elvas - Politécnico de Portalegre).