Tempo Presente: Identificada a vítima, a investigação avança, mas com algumas limitações devido ao facto de ser desconhecido o local do crime. Maria e Jorge interrogam Valter, aponta António como principal suspeito da morte do irmão. Acontece que Dalila, a irmã de Carlitos, foi entretanto à igreja pedir ajuda a António, por quem está apaixonada e que sabe que essa paixão é reciproca.
Tempo Passado: Monsenhor Abel, o braço direito do Arcebispo, vai à Universidade ter com António, que dá a sua primeira aula, para irem conhecer a igreja da sua futura paróquia no bairro das Enguardas.
A PJ faz uma rusga na barraca dos Bonifácio perante a indignação dos habitantes do bairro que exigem que a família se vá embora ou, se isso não acontecer, ameaçam deitar-lhe fogo. Tudo evoluí rapidamente gera-se violência, António chega entretanto e ajuda Dalila que foi violentamente atirada ao chão. Surge algo inexplicável entre os dois...é amor à primeira vista.
Para manter o contacto com a família Bonifácio, António pede a ajuda de Carlitos para limpar a igreja. Lena, que não desiste de António apesar de saber que ele é padre, procura-o na Universidade e este acaba por a convidar a ajudar na limpeza da igreja. Quem não fica muito satisfeito com essa proximidade é Ricardo, que roído pelo ciúme, agride António.