Programas tv

Tem a Palavra

Imagem de O Regresso às Aulas

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

O Regresso às Aulas

Episódio 35 de 50 Duração: 60 min

Quem já anda na escola ou vai entrar pela primeira vez, os seus pais e encarregados de educação precisam de ver este programa.
Em Angola, as aulas para o ano letivo de 2023/2024 já tiveram início. Em Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe o ano letivo arranca na próxima semana. E a corrida para ter tudo pronto já começou, sendo que de fora fica apenas Moçambique que tem um calendário diferente: as aulas começam sempre em janeiro.
O Ministério da Educação de Angola anunciou para esse ano um concurso público para o ingresso de cerca de 11 mil ovos professores. E fez saber ainda que quase um milhão e 600 mil crianças vão ingressar pela 1ª vez no sistema de ensino. Mas, há também velhos problemas. Uma falta de vagas, salas de aulas sem carteiras e falta de transportes para os alunos, para citar apenas alguns. Já em STP, o ano letivo 2023/2024 arranca em força com alguns desafios, tal como o aumento exponencial do número de alunos inscritos resultante da política de inclusão que tem sido desenvolvida pelo executivo. Mais de 50 mil alunos estão inscritos nos mais diversos níveis de ensino, segundo a ministra da Educação e Ciência, Isabel Abreu.
No Tem a Palavra desta semana propomo-nos a fazer o debate para perceber o arranque do ano letivo nos diversos países que falam Português e o tema é este mesmo: "O regresso às aulas". No painel de convidados temos: por videochamada, Adriano Moreno (diretor nacional da Educação de Cabo Verde) e Hélder Pais (da Direção Geral de Educação de Portugal); nos estúdios da RTP em Luanda, António Pacavira (especialista em Educação); nos estúdios em Lisboa, Carla Santos (líder associativa).

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2023
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Ano
2023
Duração
60 minutos
Série
4