Programas tv

Abandonados

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Episódio n.º7

Episódio 7 de 7 Duração: 90 min

O Eng. Canto Resende vai ao campo de concentração japonês de Liquiçá. À chegada recebe inúmeras queixas relativas à situação cada vez mais crítica dos que aí estão.
Reúne-se na sacristia da igreja com um grupo de portugueses e fala-lhes da situação do tenente Pires, preso em Díli e da sua debilidade física.
Dias mais tarde o Cônsul japonês Yodogawa informa-o que o tenente Pires morreu.
Na casa da Administração do Concelho de Díli, o Eng. Canto Resende, visivelmente abatido, comunica ao seu colaborador Justino, que vai demitir-se do cargo.
Entretanto em Portugal, na ilha da Madeira, dois membros da União Nacional conversam sobre a situação em Timor.
Mais tarde em Liquiçá, em Julho de 1945, dado que se prevê a iminente derrota do Japão, reina a preocupação com as represálias que os guardas do campo possam exercer.
Chega finalmente o dia 15 de Agosto, data da rendição do Japão.
O capitão Garcia de Brito que fora falar com o tenente Takeda (um homem sensível), assiste, perplexo, ao desespero dos militares japoneses. Volta a correr e, quase sem forças para falar, diz para os amigos que acabou a guerra.
Dá-se a saída dos internados do campo de Liquiçá. É a imagem do horror vivido por aqueles homens, mulheres e crianças, abandonados à sua sorte durante quase três anos de cativeiro.

Ficha Técnica

Título Original
Abandonados
Intérpretes
Marco Delgado, António Pedro Cerdeira, Chico Diaz, Elmano Sancho, Francisco Froes, Joaquim Nicolau, Jorge Pinto, José de Abreu, Luís Esparteiro, Marques D´Arede, Maya Booth, Sabri Lucas, Soraia Tavares, Virgílio Castelo, Vítor Norte, Rodrigo Santos
Realização
Francisco Manso
Autoria
António Monteiro Cardoso
Ano
2022
Duração
90 minutos