O dia inicia-se no posto, com Elsa a dar dinheiro a Samuel para comprar uma viola nova e a deixar o recado a Lurdinhas de que não está se a terrível D. Ernestina a procurar.
Aparece um utente, Romeu, um homem muito tímido e nervoso. Dirige-se a Lurdinhas e, ao fim de poucas palavras, declara-se apaixonado por ela e pede-a em casamento.
Lurdinhas despacha Romeu para Elsa, que fica a conhecer a sua história. Viveu sempre com a mãe, que nunca o deixou casar-se. Agora a mãe morreu, Romeu sente-se muito sozinho e quer casar-se. Elsa fala-lhe sobre o sentido do amor e dos afectos e sobre os rituais que eles exigem. Romeu não tem tempo a perder e declara-se apaixonado por Elsa.
Entretanto, aparece a terrível D. Ernestina e, contra as opiniões de Lurdinhas e Albino, Vasco decide atendê-la. D. Ernestina é um repositório interminável de doenças e tem uma capacidade inesgotável de conversar sobre elas.
Vasco foge de D. Ernestina. Elsa corre com Romeu.
Ernestina e Romeu encontram-se na sala de espera e descobrem que têm imenso em comum e que Romeu adora ouvir as maleitas da senhora, desde que ela lhe dê a mão.
Vasco e Elsa espreitam-nos com a esperança de que aquelas duas vítimas da solidão consigam encontrar um território de tranquilidade e equilíbrio.
Actores convidados: Carlos Areias (Romeu) e Angela Pinto (Ernestina).