Logo pela manhã, Elsa encontra um homem, Dionísio, completamente bêbado, na sala de entrada do Posto.
Dionísio tinha-se comprometido a deixar de beber e a ser levado aos Alcoólicos Anónimos por Elsa. Foi levado a esse compromisso já que, caso não deixe de beber, a mulher não o deixa voltar a pôr os pés em casa.
Com a ajuda de Lurdinhas, Elsa tenta pôr Dionísio sóbrio.
Samuel aparece para fazer uma importantíssimo comunicação à mãe: está apaixonado por Nélia Sofia, uma colega que Elsa detesta e acha particularmente "pirosa".
Vasco vai abrir uma garrafa de Porto para comemorar terem aceite o seu plano de doutoramento. Acaba por ser interceptado por Dionísio que já estava a caminho da sobriedade e volta a cair na tentação do álcool.
À frente da mãe, Samuel telefona a Nélia Sofia, que lhe diz que já não quer nada com ele.
Elsa fica furiosa com a rapariga. Quem é ela para recusar o seu maravilhoso Samuel? Samuel tenta convencer a mãe de que Nélia Sofia é vítima de um pai terrivelmente alcoolizado.
No meio da conversa, chega-se à conclusão de que Nélia Sofia é filha de Dionísio.
Albino aparece com duas garrafinhas de tinto "lá da terra". Dionísio tenta agarrá-las. Na confusão, as garrafas partem-se. Elsa fica encharcada e Vasco até chega a julgar que ela esteve a beber. Por tudo isso, Elsa fica furiosa e abandona Dionísio.
E, é Samuel que fala com ele, contando-lhe os dramas da filha e o leva a tomar a decisão firme de abandono do álcool.
Actor convidado: Orlando Costa (Dionísio)