Samuel é um membro importante da equipa de vólei da escola. Vai pedir à mãe que o acompanhe a um centro comercial para comprar urgentemente uns ténis novos.
Lurdinhas pede a Samuel imensas explicações sobre o funcionamento do computador e faz a fantasia de um romance entre os dois sem se consciencializar da óbvia diferença de idade.
Elsa está cheia de trabalho e, para se descartar de Samuel, propõe que seja Lurdinhas a acompanhá-lo na compra dos ténis, o que leva Samuel a desistir provisoriamente.
Arminda, uma pobre mulher desesperada, é recebida por Elsa. Depois de uma vida de dramas, encontrou um homem bom de quem tem dois filhos. Mas agora há uns homens que o querem matar.
Na sala de espera aparece um homem numa cadeira de rodas que Lurdinhas julga morto. Mas é engano, porque Vasco entra no posto e, em pânico, o homem aponta-lhe uma pistola.
Sabemos então que o homem da cadeira de rodas, Vladimir, é um trabalhador clandestino moldavo, marido de Arminda e vítima de uma agressão dos mafiosos russos que lhe partiram as pernas por se recusar a pagar protecção.
Elsa e Vasco falam-lhe da lei que confere o direito de qualquer pessoa ser atendida pelos serviços médicos, hospitalares ou de segurança social.
Elsa chega a querer levar Arminda e o marido para casa até que ele se legalize e arranje outro emprego.
Samuel regressa com o problema dos ténis e reconhece em Vladimir um ex-campeão olímpico de vólei. De imediato telefona a tentar que contratem o moldavo para treinador de vólei dos alunos da escola.
Actores convidados: Lucinda Loureiro (Arminda) e Jorge Pinto (Vladimir)