Vasco e Elsa discutem a mútua dependência que existe entre Elsa e o filho, Samuel.
Isaura, uma jovem com um bebé de três meses, vem pedir o apoio de Elsa. O pai da criança abandonou-a e Isaura já não tem dinheiro para dar de comer ao bebé.
Elsa manda fazer rapidamente um biberon e, enquanto Lurdinhas dá de mamar ao bebé, Isaura desaparece e, desesperada, deixa um bilhete onde pede que entreguem o bebé a quem puder e souber tratar dele.
Quando Elsa se apercebe da situação, com o seu voluntarismo habitual, disponibiliza-se para adoptar o bebé.
Samuel vem procurar a mãe e Lurdinhas diz-lhe que o bebé que tem nos braços vai ser irmão dele. Samuel fica furioso. Perdido. Não quer ter irmãos. Não quer repartir o afecto da mãe. Resolve partir... "Para nunca mais voltar".
Quando toma conhecimento da situação, Elsa fica aflita. Tenta desesperadamente contactar o filho pelo telemóvel, que se mantém desligado.
Cheia de remorsos e saudades, Isaura regressa, disposta a arrostar com as dificuldades para dar o carinho e o futuro que o seu filho merece.
Depois de alguma reflexão, Samuel regressa também, disposto a aceitar o irmão, acabando por confrontar-se com Isaura, que o reivindica como filho.
No final, todos resolvem colaborar para tornar melhor a vida de Isaura e do seu bebé. Até Samuel lhe oferece uma sacada dos seus velhos brinquedos de menino.
Vasco mostra-se enternecido com Samuel e, sobretudo, com Elsa. Samuel faz-lhe notar que o coração da mãe está ocupado e não pode repartir-se...
Actriz convidada: Mónica Delgado (Isaura).