SANTA DA LADEIRA
Maria da Conceição Mendes Horta foi uma menina diferente das outras. A mãe proibiu-a de falar dos encontros que dizia ter com Nossa Senhora... mas era impossível abafar o fenómeno.
A partir de Novembro de 1962, a igreja católica recusou-lhe os sacramentos, afirmando que Maria da Conceição mentia acerca das pretensas aparições.
É óbvio que estes acontecimentos nunca poderiam passar despercebidos. A Ladeira, local onde Mª da Conceição se instalou, estava a chamar a atenção de muita gente e a Igreja católica começava a ver o fenómeno de Fátima a perder popularidade. A Ladeira era uma ameaça, e foi assim que a hierarquia católica a tratou.
Igreja Ortodoxa, Igreja Católica : há muito pouco a separá-las. São duas faces da mesma moeda. Ladeira, Fátima : dois fenómenos de difícil compreensão, e que levam muitas pessoas ao fanatismo religioso, à cegueira e ao isolamento.
Na Ladeira, tal como em Fátima, é possível assistir a práticas que parecem retiradas de um passado medieval, em que a penitência, a dor e o sangue faziam sentido ... porque sim.
A Ladeira do Pinheiro é um espaço de eleição para a realização de milagres ? É possível.
Será, antes, o palco de um gigantesco embuste? Não sabemos.
O certo é que até a Igreja Ortodoxa Polaca, que durante anos apadrinhou tudo o que lá se vivia, resolveu afastar-se e desacreditar aquela que já foi considerada uma santa.