20 Jan 2023
Esta semana recebemos no Causa e Efeito: Pedro Neto, Marisa Matias, Zenaida Machado, José Manteigas, Carlos Alberto Fonseca, Ângela Morgado e Luís Sinate.
Ao mesmo tempo que a Europa solidária se ergue para acolher, uma outra Europa, desconfiada, ergue-se para barrar. Aconteceu com muitos cidadãos estrangeiros que viviam na Ucrânia e que quiseram fugir à guerra, mas foram e estarão ainda a ser retidos na fronteira da Ucrânia com os países vizinhos. São vários os relatos de cidadãos africanos ou de origem africana e asiática. Analisamos a discriminação de pessoas em fuga com base na sua etnia com os nossos convidados Pedro Neto, da Amnistia Internacional, e Marisa Matias, eurodeputada do Bloco de Esquerda.
Infelizmente parece haver um padrão em quase todas as crises humanitárias, seja em que parte do globo elas ocorram: os casos efetivos e os suspeitos de abusos sexuais sobre as populações mais vulneráveis, praticados por quem está a prestar assistência ou proteção. Desta vez são alegadas situações que terão ocorrido em Cabo Delgado e os responsáveis pelos abusos serão trabalhadores humanitários e líderes da comunidade. Zenaida Machado é representante da ONG Human Rights Watch.
Notícias sobre o reagrupamento de guerrilheiros foram difundidas nos últimos dias. Está em curso o processo de desarmamento, desmobilização e reintegração da RENAMO, envolto em críticas de atrasos nos apoios a quem entregou armas. O nosso convidado é o porta-voz da RENAMO, José Manteigas.
Este é o último mês para os angolanos residentes fora do país poderem fazer o registo eleitoral de modo a estarem aptos a votar nas eleições gerais previstas para este ano. Em Portugal, o registo e atualização dos eleitores é feito em Lisboa e no Porto. Esta semana conversamos com embaixador angolano em Lisboa sobre este processo e sobre a retirada dos angolanos da Ucrânia.
Os representantes de 175 nações do mundo acordaram uma resolução da ONU para acabar com a poluição pelo plástico no mundo. Para isso avançaram passos para um instrumento legal que permita o fim da produção do plástico. Está connosco Ângela Morgado, diretora executiva da ANP/WWF, a maior associação global de proteção da Natureza.
Na Opinião da Semana, o politólogo Lutina Santos, sobre este ano em que há eleições em Angola.