Programas tv

Causa e Efeito

Situações de Violência em Bissau / Ensino Superior Público Angolano / Combate à Malária ...

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Situações de Violência em Bissau / Ensino Superior Público A...

Episódio 5 de 50 Duração: 55 min

A comunicação social independente e a opinião livre foram alvo de atentados em Bissau. Felizmente não há vítimas mortais no ataque à rádio Capital FM nem nos disparos contra a casa do analista político Rui Landim que se encontra refugiado em parte incerta. As autoridades dizem que estão a investigar o que consideram atos isolados. Para analisarmos as situações de violência que se vivem em Bissau convidámos Suleimane Bari, investigador do Instituto Nacional de Pesquisas da Guiné-Bissau, Lassana Cassamá, administrador da rádio Capital FM e Armando Lona, analista e ex-funcionário da UNOGBIS (missão da ONU na Guiné-Bissau entre 2009 e 2020). Convidámos também o porta-voz do governo, Ministro Fernando Vaz, que declinou por razões de agenda.
O está em estado de quase paralisia desde 3 de janeiro. Os professores universitários estão em greve por melhores salários e condições laborais, pagamento da dívida pública e eleições dos corpos diretivos das instituições públicas do ensino superior. Face à greve dos docentes, os alunos realizam protestos e marchas pelo fim da paralisação e retorno das aulas. Vamos conhecer os argumentos dos 2 lados com Francisco Teixeira (presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos) e Eduardo Peres Alberto (secretário-geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior).
O mais recente relatório da União Africana, ALMA e Parceria RBM para o Fim do Paludismo, sobre o combate à malária diz que morreram quase 612 mil pessoas por malária em África em 2020. São mais 68 mil mortes em relação a 2019, e 49 mil destas mortes são atribuídas a perturbações dos programas de combate à malária e dos serviços de saúde provocadas pela pandemia de covid-19. Miguel Prudêncio é investigador do Instituto de Medicina Molecular.
A morte violenta de um imigrante congolês em Copacabana provocou uma onda de indignação e comoção entre a comunidade da República Democrática do Congo no Brasil. Milhares juntaram-se em protestos pacíficos em 13 cidades do Brasil. O Pedro Sá Guerra é o correspondente da RTP no Brasil.
Um documentário sobre Cesária Évora está selecionado para o festival de cinema South by Southwest, nos EUA. A realizadora é Ana Sofia Fonseca e está no Causa e Efeito
Na opinião da semana, Ulika da Paixão Franco, responsável de comunicação do GAT (Grupo de Ativistas em Tratamentos), analisa a representatividade de género e étnico-racial na nova composição da Assembleia da República portuguesa.

Ficha Técnica

Título Original
Causa e Efeito 2022
Intérpretes
Apresentação: João do Rosário e/ou Flávia Brito
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2022
Duração
55 minutos
Série
6