20 Jan 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito: Venâncio Mondlane, Olegario Banze, Fernando Dias, Elvis Neves, Valério Lopes e Duarte Costa.
Com a aplicação da Taxa Salarial Única, o executivo moçambicano prevê reduzir o peso dos salários da função pública, no Produto Interno Bruto, de 13% para 8%, nos próximos 4 anos. A TSU entrou em vigor em outubro, e abrange um universo de 355 mil profissionais. Mas a implementação deste mecanismo não tem sido consensual. No parlamento, o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, garantiu que "há espaço" para os funcionários públicos apresentarem reclamações e que será feita uma auditoria independente para avaliar todo o processo de enquadramento. O deputado da RENAMO, Venâncio Mondlane, e o professor Olegario Banze analisam.
Na Guiné-Bissau, o PRS anunciou o fim do acordo de incidência parlamentar, com os partidos políticos que apoiaram Umaro Sissoco Embaló. Deste entendimento resultou a formação do Governo, liderado por Nuno Gomes Nabian, que esteve em funções até à destituição do Parlamento. O anúncio da saída do PRS foi feito, no último sábado, pelo presidente do partido, Fernando Dias, que está connosco no Causa.
Arranca este domingo, no Qatar, o Campeonato Mundial de Futebol. Entre os 32 países qualificados estão 5 seleções africanas, Senegal, Gana, Marrocos, Tunísia e Camarões. Mas este Mundial tem sido notícia por uma série de polémicas relacionadas com suspeitas de corrupção e violação de direitos humanos. 6500 migrantes morreram durante a construção dos estádios. A indignação tem gerado uma onda global de contestação e até pedidos de boicote à competição. O jornalista e comentador desportivo Elvis Neves analisa.
O novo filme do realizador e produtor cabo-verdiano Valério Lopes, "The Africologist", é um documentário futurista sobre a História, Ciência e Tecnologia do continente africano. O realizador é um personagem virtual, o Africólogo, que embarca numa viagem no tempo e no espaço com a missão de desvendar e relatar crónicas sobre África.
Na Opinião da Semana, Duarte Costa, especialista em alterações climáticas, fala-nos das políticas de perdas e danos que estão ainda a ser discutidas na COP27.