20 Jan 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito: Viriato Soares Cassamá, Alexandre Cabral, Carlos Zorrinho, Hernâni Soares, Rui Mate e Rui Tavares.
Na época das chuvas, as inundações e desabamentos são frequentes na Guiné-Bissau. A construção de casas em zonas húmidas é cada vez mais uma preocupação. As bolanhas são terrenos para a agricultura, da qual depende grande parte da população, mas também servem a preservação da biodiversidade e proteção durante as cheias. Com as alterações climáticas e a subida do nível médio das águas do mar, os riscos agravam-se. É preciso tornar o país mais resiliente às mudanças climáticas. Viriato Soares Cassamá é Ministro do Ambiente e Biodiversidade, e Alexandre Cabral é especialista em Mudanças Climáticas.
Na última semana, o eurodeputado Carlos Zorrinho esteve em Kigali, capital do Ruanda, em representação do Parlamento Europeu, na Assembleia Geral da União Interparlamentar, que reúne 178 Parlamentos Nacionais, além de vários parlamentos regionais associados.
Moçambique espera atestar nas próximas duas semanas o primeiro cargueiro de gás natural liquefeito, exportado da bacia do Rovuma, ao largo de Cabo Delgado. Em alto mar, o gás já começou a ser processado na plataforma Coral Sul, e aguarda-se agora a chegada do primeiro navio cargueiro da BP, que comprou a produção por 20 anos. Este projeto, liderado pela petrolífera italiana Eni, é o mais pequeno, entre os três investimentos previstos para extrair gás daquelas reversas. O economista do Centro de Integridade Pública, Rui Mate, analisa.
O sistema judicial cabo-verdiano tem sido alvo de fortes críticas, nos últimos meses. A população queixa-se da morosidade dos processos e da atuação dos juízes. E vários partidos políticos pedem mesmo reformas profundas no setor. O Bastonário da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, Hernâni Soares, comenta.
Na semana em que as Nações Unidas discutiram o relatório sobre o Saara Ocidental, o deputado português Rui Tavares fala sobre o papel que Portugal pode ter neste conflito, que envolve A Argélia, Espanha e Marrocos, na Opinião da Semana.