20 Jan 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito: Eurico Monteiro, Bernardino Gonçalves, Andrea Benolli, Bacar Darame, Seni Djassi, Gisela Van Dunnan e Luzia Moniz.
As empresas portuguesas têm realizado recrutamentos em Cabo Verde. O governo do arquipélago está a negociar com Portugal um acordo que garanta a proteção e salvaguarda de direitos destes trabalhadores que querem aderir à mobilidade laboral. O objetivo é estabelecer canais de migração legal entre os dois países. O acordo será assinado no dia 20 de outubro na cidade da Praia, e vai definir procedimentos relativamente ao recrutamento, admissão e estada dos cidadãos cabo-verdianos, que emigrem para Portugal para trabalhar. Eurico Monteiro, Embaixador de Cabo Verde em Portugal; Andrea Benolli, Presidente da Associação Empresarial Cabo Verde Empresas; e Bernardino Gonçalves, da Rede de Associações e Movimentos Comunitários da Praia.
Pelo 4º ano consecutivo, o ano letivo na Guiné-Bissau não começa na data prevista. No 1º dia de aulas, começou também uma greve de 5 dias, convocada pela Frente Social, que engloba o sindicato da Educação e também da Saúde. Os professores, em greve há 10 meses, exigem a revogação do despacho que suspende a admissão de novos ingressos no setor, o pagamento dos salários em atraso, e ainda a aplicação do Estatuto da Carreira Docente. A Ministra da Educação, Martina Moniz, reconheceu a falta de infraestruturas e meios indispensáveis para o normal funcionamento das escolas. Bacar Darame, Presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau; e Seni Djassi, da Frente Comum dos Sindicatos dos Professores, analisam.
África tem a mais elevada taxa de suicídios no mundo. A Organização Mundial de Saúde lançou uma campanha de sensibilização pública, dias antes do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinalou no dia 10 de outubro. A campanha pretende mobilizar o apoio dos governos para aumentarem o financiamento de programas de saúde mental. O continente tem 1 psiquiatra para cada 500 mil habitantes, cem vezes menos do que o recomendado pela agência das Nações Unidas. Convidámos a psicóloga clínica Gisela Van-Dunann.
No espaço de Opinião da Semana, escutamos Luzia Moniz. A socióloga comenta o recente caso de proibição do uso do cabelo crespo, em algumas salas de aula, em Angola. Uma situação que gerou até uma manifestação de protesto no país.