Programas tv

Causa e Efeito

Recrutamento em CV / Início Ano Letivo na GB / Saúde Mental em África / Cabelos e Educação

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Recrutamento em CV / Início Ano Letivo na GB / Saúde Mental ...

Episódio 37 de 50 Duração: 55 min

Esta semana estão no Causa e Efeito: Eurico Monteiro, Bernardino Gonçalves, Andrea Benolli, Bacar Darame, Seni Djassi, Gisela Van Dunnan e Luzia Moniz.
As empresas portuguesas têm realizado recrutamentos em Cabo Verde. O governo do arquipélago está a negociar com Portugal um acordo que garanta a proteção e salvaguarda de direitos destes trabalhadores que querem aderir à mobilidade laboral. O objetivo é estabelecer canais de migração legal entre os dois países. O acordo será assinado no dia 20 de outubro na cidade da Praia, e vai definir procedimentos relativamente ao recrutamento, admissão e estada dos cidadãos cabo-verdianos, que emigrem para Portugal para trabalhar. Eurico Monteiro, Embaixador de Cabo Verde em Portugal; Andrea Benolli, Presidente da Associação Empresarial Cabo Verde Empresas; e Bernardino Gonçalves, da Rede de Associações e Movimentos Comunitários da Praia.
Pelo 4º ano consecutivo, o ano letivo na Guiné-Bissau não começa na data prevista. No 1º dia de aulas, começou também uma greve de 5 dias, convocada pela Frente Social, que engloba o sindicato da Educação e também da Saúde. Os professores, em greve há 10 meses, exigem a revogação do despacho que suspende a admissão de novos ingressos no setor, o pagamento dos salários em atraso, e ainda a aplicação do Estatuto da Carreira Docente. A Ministra da Educação, Martina Moniz, reconheceu a falta de infraestruturas e meios indispensáveis para o normal funcionamento das escolas. Bacar Darame, Presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau; e Seni Djassi, da Frente Comum dos Sindicatos dos Professores, analisam.
África tem a mais elevada taxa de suicídios no mundo. A Organização Mundial de Saúde lançou uma campanha de sensibilização pública, dias antes do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinalou no dia 10 de outubro. A campanha pretende mobilizar o apoio dos governos para aumentarem o financiamento de programas de saúde mental. O continente tem 1 psiquiatra para cada 500 mil habitantes, cem vezes menos do que o recomendado pela agência das Nações Unidas. Convidámos a psicóloga clínica Gisela Van-Dunann.
No espaço de Opinião da Semana, escutamos Luzia Moniz. A socióloga comenta o recente caso de proibição do uso do cabelo crespo, em algumas salas de aula, em Angola. Uma situação que gerou até uma manifestação de protesto no país.

Ficha Técnica

Título Original
Causa e Efeito 2022
Intérpretes
Apresentação: João do Rosário e/ou Flávia Brito
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2022
Duração
55 minutos
Série
6