20 Jan 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito Carlos Gonçalves, Rui Mangovo, Sumaila Jaló, Carlos Lopes, Eunice Baldé, e Jorge Fonseca de Almeida.
Na tomada de posse, João Lourenço elencou as prioridades para este segundo mandato. Prometeu dedicar atenção e forças "ao setor social", investir na educação, saúde, habitação e defesa. O Presidente reeleito reconheceu que "a corrupção e a impunidade ainda prevalecem no país", mas prometeu combatê-las com o apoio das instituições angolanas. Rui Mangovo (Presidente da Associação Presença Cívica de Angola) e Carlos Gonçalves (jornalista e analista político) analisam.
Confirmou-se no último mês de junho que o Fundo Monetário Internacional vai retomar o programa de assistência técnica e financeira à Guiné-Bissau que estava suspenso há 4 anos. O organismo destacou que a gestão sustentável é uma "prioridade" e a consolidação orçamental deve continuar durante este ano para "conter o elevado risco" de aumento da dívida pública. Sumaila Jaló é ativista político e social.
Em Portugal, uma associação pretende investigar e denunciar casos de "racismo obstétrico". A associação SaMaNe - Saúde de Mães Negras - lançou um inquérito para que mulheres negras e afrodescendentes possam partilhar experiências que tiveram durante a gravidez e o parto. O objetivo é demonstrar a regularidade de práticas de racismo obstétrico em Portugal. Eunice Baldé é membro da SaMaNe Portugal.
Na opinião da semana, Jorge Fonseca de Almeida fala da importância de introduzir a língua cabo-verdiana no currículo das escolas portuguesas.