20 Jan 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito: Fernando Lavieque, Felizarda Malene, Marcolino Moco, Assif Osman, Paula Cardoso e Ricardo Campos.
Dados oficiais indicam que, em Moçambique, 38 mil pessoas morreram, no ano passado, devido ao Vírus da Imunodeficiência Humana. Dois milhões de seropositivos no país, 630 mil são mulheres, com idades entre os 15 e os 24 anos, com esta faixa etária a representar 30% das novas infeções. O VIH/SIDA afeta também 15% das mulheres grávidas, entre os 15 e 49 anos. E a principal via de transmissão continuam a ser as relações sexuais desprotegidas. Fernando Lavieque, Presidente do Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV e Felizarda Malene, Coordenadora da Associação Galamukani analisam.
Em Angola, João Lourenço foi reeleito para um segundo mandato como Presidente do país, mas com o pior resultado do MPLA, em 14 anos, nas eleições gerais. E uma maioria tímida, de 51% dos votos. O partido perdeu 1 milhão de eleitores, bem como 26 lugares na Assembleia Nacional. Já a UNITA conseguiu o melhor resultado de sempre, 44% dos votos, 90 deputados parlamentares, e a conquista de Luanda, o círculo mais populoso do país. No rescaldo das eleições, entrevistámos Marcolino Moco, ex-Primeiro-ministro do MPLA.
Quase 5 anos depois do início da violência terrorista em Cabo Delgado, o Ministro da Defesa moçambicano, Cristóvão Chume, diz que a situação, no norte do país, está estável. No entanto, e apesar da intervenção no terreno das forças moçambicanos, da SADC e do Ruanda, continuam a registar-se ataques dispersos em vários locais da província. O empresário e economista Assif Osman é nosso convidado.
No dia 31 de agosto, assinalou-se o Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes. A data foi marcada pelas Nações Unidas, para lembrar o tratamento discriminatório que estas pessoas ainda sofrem na atualidade. Paula Cardoso é fundadora do Afrolink.
A Opinião da Semana é de Ricardo Campos, presidente do Fórum Energia e Clima. Fala-nos da Semana Africana do Clima, que terminou na quinta-feira, no Gabão.