20 Jan 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito: Cândida Pinto, Carlos Gonçalves, Pedro Mota Soares, Alberto Ferreira, Carlinhos Martins, Patche Di Rima e Pedro Pereira.
Os números provisórios da Comissão Nacional de Eleições dão a vitória ao MPLA, nas quintas eleições gerais de Angola. A UNITA, que venceu na província de Luanda, diz estar preparada para aceitar a derrota, caso seja também esse o resultado apurado na contagem paralela que ainda está a fazer. Vamos analisar estes resultados com o jornalista e comentador Carlos Gonçalves e o advogado Pedro Mota Soares, que foi observador nas eleições angolanas de 2017. Fazemos um ponto de situação com a enviada especial da RTP, Cândida Pinto, que está em Angola a acompanhar estas eleições.
Em Cabo Verde, a morte de um rapaz de 14 anos reabriu o debate sobre as ligações entre ilhas no país. O jovem, que apresentava um quadro clínico grave, faleceu após ter sido transportado, num bote de pesca, da ilha Brava para o Hospital Regional Francisco de Assis, no Fogo. Carlinhos Martins, professor, é um dos organizadores da manifestação "Brava também é Cabo Verde", um protesto que se realizou nas últimas semanas.
Em Moçambique foi criada uma nova formação política constituída, maioritariamente, por alegados dissidentes da RENAMO. A RENAM Democrática foi apresentada pelo presidente interino Vitano Singano. O movimento pretende destituir Ossufo Momade da presidência da RENAMO e criar uma coligação de partidos de oposição à FRELIMO. Analisamos com Alberto Ferreira, analista político e professor universitário.
O músico guineense Patche Di Rima vai celebrar 20 anos de carreira, com um espetáculo no TIVOLI BBVA, em Lisboa, este sábado, às 21H. O manifesto pela "Guineendade" é um dos destaques deste espetáculo, que contará com vários convidados. Patche é um dos embaixadores culturais do turismo da Guiné-Bissau. Faz da música um instrumento para divulgar a cultura guineense, mas também para promover a paz no país.
No espaço de opinião, o investigador Pedro Pereira, responde à controvérsia gerada por uma fotografia da era colonial usada nas celebrações da independência de São Tomé e Princípe pelo Museu da Presidência da República.