Programas tv

Causa e Efeito

Criptomoedas-África /Morte José Ed. dos Santos /Consumo de Drogas na Escola /Crise Energética-STP /Rel. Portugal-Angola

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Criptomoedas-África /Morte José Ed. dos Santos /Consumo de D...

Episódio 24 de 50 Duração: 55 min

Nesta edição recebemos Helena Afonso, Jonuel Gonçalves, Graça Campos, Filipe Naftal, Zeferino Ceita e Nuno Carvalho.
As criptomoedas são um meio de troca digital que usa a criptografia como meio de segurança. Há mais de uma década que se criou um mercado global para esta inovação. Há cada vez mais oportunidades de negócios com criptomoedas, mas há preocupações sobre a segurança e regulação financeira institucional.
A República Centro Africana decidiu adotar uma criptomoeda no seu sistema financeiro oficial com o mesmo estatuto da moeda física do país. A África do Sul e a Nigéria abriram o debate sobre o que fazer com as cripto-moedas à medida que aumentam os investidores que as utilizam.
E nós abrimos a análise à utilidade destas moedas para os estados em desenvolvimento com os convidados Helena Afonso, especialista em assuntos económicos da ONU, e Jonuel Gonçalves, analista, jornalista e académico. Os riscos não são maiores que as oportunidades?
A morte de José Eduardo dos Santos aprofundou o litígio entre o MPLA e parte da família do ex-presidente. São conhecidas as resistências das filhas que se encontram fora de Angola em relação à devolução do corpo, que se encontra em Espanha, na cidade de Barcelona, a Luanda para as exéquias oficiais de Estado. Abriu-se também espaço para especulações sobre o que levou à morte do antigo chefe de estado.
Numa outra esfera, analisa-se o impacto do desaparecimento físico de José Eduardo dos Santos quase nas vésperas das eleições gerais de 24 de agosto. Chamamos a esse debate o jornalista Graça Campos e a ativista anticorrupção Laura Macedo, que se juntam ao programa. Graça Campos - há impacto interno da oposição da família à trasladação. Laura Macedo concorda com a narrativa do arquiteto da paz?
Foi notícia na semana que termina o aumento do consumo de drogas e álcool pelos alunos das escolas secundárias em Moçambique. A denúncia partiu da organização da juventude moçambicana e é corroborada pela polícia. Desde o início do ano, cerca de 200 alunos terão sido alvo de tratamentos de desintoxicação. Ouvimos a partir de agora Camilo Ibrahimo, Secretário da Organização da Juventude Moçambicana e Filipe Naftal, Diretor do Gabinete de prevenção e combate a drogas da cidade de Maputo. Estamos perante um fenómeno novo ou trata-se de um alerta para uma situação recorrente para a qual exigem uma intervenção?
O aumento da dívida à empresa de eletricidade de STP pode levar a uma situação de paralisia da economia do país. O governo reconhece que a situação era difícil e complicou-se com o aumento dos preços dos combustíveis a nível global, por via da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Voltaram os apagões e o racionamento de energia elétrica. E é certo que a falta de energia condiciona o desenvolvimento e os serviços às populações. Bem-vindo ao programa, Zeferino Ceita, economista santomense. Quão grave é ou pode ficar a situação do país se os preços dos combustíveis continuarem altos?
Na opinião da semana, o Deputado do Parlamento Português, Nuno Carvalho, comenta a relação estratégica entre os Estados de Portugal e Angola, no campo da exploração e transição energética.
Ao longo de quase cinco anos estivemos aqui a levar até si o Causa e Efeito. Esta é a última edição apresentada por João Rosário, de um programa que deixa com a certeza de continuar a ter a sua preferência quando, na próxima semana e nas semanas seguintes, passar a ser conduzido pela Flávia Brito com o mesmo profissionalismo a que habituámos os nossos espetadores. Por isso, continue connosco, sempre desse lado do écran.

Ficha Técnica

Título Original
Causa e Efeito 2022
Intérpretes
Apresentação: João do Rosário e/ou Flávia Brito
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2022
Duração
55 minutos
Série
6