20 Jan 2023
Esta semana recebemos Fernando Jorge Cardoso, Antonio Cascais, Ernesto Saúl, Dércio Alfazema, Suleimane Cassama, General Silva Mateus, Ulika da Paixão Franco e João Misselo da Silva.
O Presidente do Senegal e líder da União Africana, Macky Sall, vai visitar Kiev e Moscovo, em representação da UA. A Rússia e a Ucrânia são os 2 países responsáveis por metade dos cereais produzidos e consumidos no planeta e África precisa de uma trégua nesta guerra para alimentar milhões de seres humanos. Infelizmente, a guerra na Europa também pode ser uma oportunidade para o continente africano com o interesse no fornecimento de gás natural e energias renováveis, como já anunciou o chanceler alemão, Olaf Scholz. Fernando Jorge Cardoso (professor da UAL) e o jornalista António Cascais analisam.
Há quem considere que a liberdade de expressão e de imprensa estão em perigo em Moçambique com a aprovação da nova lei antiterrorismo. A lei prevê a prisão até 16 anos a quem revele informação considerada classificada. Sendo a matéria dos jornalistas a difusão de informação considerada de interesse público, até que ponto esta lei pode pôr em risco a atividade dos jornalistas. Analisamos com Ernesto Saúl do Instituto para a Comunicação Social da África Austral (MISA) e o analista Dércio Alfazema.
Há um novo governo em funções na Guiné-Bissau que resulta da dissolução do parlamento. Estará em funções até 18 de dezembro, data das eleições antecipadas. O primeiro-ministro e o vice-primeiro-ministro mantêm as suas funções. O jurista Suleimane Cassama comenta.
Cumprem-se hoje 45 anos do 27 de maio de 1977, data que ficou conhecida em Angola como a da repressão de uma tentativa de golpe contra Agostinho Neto. Nito Alves é tido como o líder da intentona. Milhares de pessoas foram perseguidas, mortas e detidas na onda de violência que se seguiu a este evento. Há 2 anos que o governo angolano reconheceu os excessos cometidos nesse período e procura sarar as feridas abertas por mais de 4 décadas. Recebemos Ulika da Paixão Franco, filha de pai assassinado na repressão, e o general Silva Mateus, presidente da fundação 27 de maio.
Nos últimos 3 anos, Angola registou uma média anual de 60 mil novos casos de tuberculose. Na Opinião da Semana, João Misselo da Silva, da Organização Humanitária Internacional, fala do combate à doença numa das províncias mais afetadas, Benguela.