Programas tv

Causa e Efeito

Forças CEDEAO na GB / Dívidas Ocultas STP / Cabo Delgado / História da Luta Libertação Guiné / Alda Espírito Santo / ...

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Forças CEDEAO na GB / Dívidas Ocultas STP / Cabo Delgado / H...

Episódio 15 de 50 Duração: 55 min

Esta semana recebemos no Causa e Efeito: Armando Lona, Herculano Mendes, Manuel Dias dos Santos, Juvenal Rodrigues, Abdul Tavares, João Feijó, Artemisa Candé, Solange Salvaterra e Rui Tavares.
As tropas da CEDEAO regressaram à Guiné-Bissau. Quem tomou a decisão? Porquê? Qual é o mandato? Quantos militares vão ficar no país e durante quanto tempo? São algumas das questões que queremos esclarecer com o jornalista Armando Lona, e o analista político Herculano Mendes.
Desapareceram 20 milhões de dólares que tinham sido depositados num banco português em São Tomé e Príncipe. O valor fazia parte de um acordo para empréstimo a STP, entre o China International Fund e o governo são-tomense. A este desaparecimento já se chama "a dívida oculta de S. Tomé". O caso foi reabilitado esta semana numa investigação do jornal online angolano Maka Angola porque a Sonangol estará também envolvida no negócio. A notícia tem impacto em STP e em Angola e por isso convidámos o jornalista Juvenal Rodrigues, e o fundador da Plataforma Reflexão Angola, Manuel Dias dos Santos.
A maioria da população das zonas atingidas pelos ataques terroristas em Cabo Delgado está ainda longe de conhecer os benefícios anunciados com os planos de recuperação para a província. Os combates ainda prosseguem, o regresso e reassentamento de quem fugiu é feito de modo tímido e ainda debaixo do trauma da violência. Os milhões prometidos e os projetos sociais na região não saem do papel. Abdul Tavares, do Centro para Democracia e Desenvolvimento, e João Feijó, do Observatório do Meio Rural analisam.
Sissoco Embaló deu posse à Comissão que vai escrever a história da luta armada pela libertação da Guiné. Entrevistámos a coordenadora desta comissão multidisciplinar, Artemisa Candé Monteiro.
Se fosse viva Alda Espírito Santo completaria 96 anos este sábado, 30 Abril. Poetisa e Nacionalista são-tomense, Alda Espírito Santo tem uma dimensão histórica ligada a luta pela independência de São Tomé e Príncipe, mas foi também poetisa e humanista. A homenagem acontece, amanhã, no Centro Cultura de Cabo verde em Lisboa e falámos com a organizadora do evento, Solange Salvaterra.
A opinião desta semana é de Rui Tavares, deputado do LIVRE, sobre a intervenção europeia no conflito do Mali, numa altura em que aumenta a tensão diplomática entre o país africano e a França.

Ficha Técnica

Título Original
Causa e Efeito 2022
Intérpretes
Apresentação: João do Rosário e/ou Flávia Brito
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2022
Duração
55 minutos
Série
6