20 Jan 2023
Esta semana recebemos no Causa e Efeito Flávio Inocêncio, José Agnelo Sanches, Fidel Terenciano, Marcelino Intupe, Rufino Sitoe, Elsa Figueiredo, Ramusel Graça e Yves Mpunga.
A importância dos cereais da Rússia e da Ucrânia têm sido razão de alerta para os riscos da interrupção na produção e transporte. É destes 2 países que chegam a África as importações fulcrais para alimentar parte da população. É nestes 2 países que o Programa Alimentar Mundial confia para adquirir a alimentação de milhões de seres humanos assistidos por esta agência da ONU. A guerra na Ucrânia está também a provocar o aumento dos preços dos bens e serviços. A prevista escassez de combustíveis fez disparar o preço do petróleo. E atrás desta subida, sobe quase tudo que é consumido. Olhamos para as mudanças na economia global com Flávio Inocêncio (especialista em gás e petróleo), José Agnelo Sanches (economista) e Fidel Terenciano (diretor-executivo do Instituto para o Desenvolvimento Económico e Social de Moçambique.
O Ministério Público da Guiné-Bissau está a ouvir as pessoas detidas, suspeitas de terem participado na tentativa de golpe de estado de 1 de fevereiro. Mas advogados e familiares têm denunciado que o processo judicial não está a decorrer dentro dos trâmites legais. Há denúncias de detenções sem mandado judicial e impedimento dos detidos falarem com os advogados. A jornalista Indira Correia Baldé falou com Marcelino Intupe, advogado de 18 dos suspeitos.
O 1º mandato da presidente da Tanzânia, Samia Hassan Suluhu, está a ser uma surpresa. Implementou uma estratégia nacional de combate à pandemia, libertou prisioneiros políticos, reconheceu a importância da imprensa livre e convidou o líder da oposição para conversar. Algumas das muitas reformas de Samia Suluhu contradizem a política e ações do seu antecessor. Afinal, quem é Samia Hassan Suluhu? O académico Rufino Sitoe esclarece.
Dados sobre a qualidade da alimentação estão a fazer soar alarmes um pouco por todo o continente africano. Há uma imparável tendência para o aumento da obesidade. A expectativa é que o número de africanos obesos triplique até 2030, de acordo com o Atlas da Obesidade no Mundo. São Tomé e Príncipe terá o maior índice de população obesa com 18%, seguido de Cabo Verde com 17% e Guiné-Bissau com 14,5%. Analisámos com a médica Elsa Figueiredo.
Seis santomenses foram distinguidos pelo prémio The African Figures of the Biennium - 2020/2022. A distinção é feita pela Coligação da Juventude dos países africanos de língua oficial portuguesa, uma organização que intervém para que os jovens sejam ouvidos nos espaços públicos e sejam levados em conta nas tomadas de decisão. Entre os nomeados está o jornalista da RTP, Ramusel Graça.
Na opinião da semana, o político Yves Mpunga analisa a decisão de vários países africanos se absterem na votação da ONU para a condenação da invasão russa à Ucrânia.