Natureza Mágica

Parque Internacional da Paz Waterton-Glacier
Na fronteira entre os EUA e o Canadá, um grande projeto une intervenientes muito diferentes: eles querem ampliar um parque nacional para salvá-lo.
O Parque Internacional da Paz Waterton-Glacier é uma região natural única. Grande parte dos quase 5.000 quilómetros quadrados de área protegida não foi afetada pela intervenção humana.
Mas a singularidade do ecossistema transfronteiriço está em perigo. No noroeste, uma grande faixa de território desprotegido divide a meio o parque. Uma das rodovias mais importantes do Canadá atravessa a região, o derrube maciço de árvores e a caça é permitida. O lobby do caçador é poderoso. O corredor de vida selvagem mais importante da América do Norte é brutalmente interrompido aqui. O parque nacional poderá tornar-se numa ilha sem ligação com as áreas protegidas mais a norte, como o Parque Nacional de Banff: a lenta extinção e o fim de uma das áreas naturais mais importantes do planeta poderão, assim, estar prestes a acontecer.
Felizmente, ativistas, cientistas e amantes da natureza declararam guerra a esta ameaça. Para eles, só existe uma solução: o parque deve ser ampliado.
Ficha Técnica
- Título Original
- The Magic of the Wild
- Realização
- Jochen Schliessler, Nanje de Jong-Teuscher
- Produção
- Spiegel TV, Worldwide Documentation & Art Film
- Ano
- 2013
- Duração
- 50 minutos