Programas tv

Tem a Palavra

Eleições Presidenciais em Cabo Verde

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Eleições Presidenciais em Cabo Verde

Episódio 38 de 49 Duração: 60 min

A República de Cabo Verde terá um novo Presidente em outubro próximo. Para a escolha do substituto do advogado e constitucionalista Jorge Carlos Fonseca, eleito em 2016 com 74% dos votos, estão inscritos quase 400 mil cabo-verdianos que irão votar no arquipélago e na Diáspora, de acordo com o caderno eleitoral publicado pela Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral. Oito é o número de candidatos que concorrem nestas eleições de 17 outubro, um recorde na história do país. Entre eles, dois antigos Primeiros-ministros. Cabo Verde já teve 4 presidentes da República desde a independência de Portugal em 1975.
De acordo com a Constituição da República é eleito por sufrágio universal e direto pelos eleitores recenseados no território nacional e também no estrangeiro. Só pode ser eleito Presidente da República o cidadão cabo-verdiano de origem que não possua outra nacionalidade, maior de 35 anos à data da candidatura e que nos 3 anos imediatamente anteriores tenha tido residência permanente no território nacional. Dos países africanos de Língua Oficial Portuguesa, Cabo Verde é o que melhor está posicionado quanto ao nível de transparência em todos os pleitos eleitorais, que realiza certamente.
Hoje vamos falar sobre as "Eleições Presidenciais em Cabo Verde". São nossos convidados: em videochamada, a partir de Cabo Verde, Salvador Mascarenhas (Líder do Movimento Sokhols) e Milton Paiva (Jurista); em Portugal Sara Lopes (Doutoranda em Políticas Públicas); e, em estúdio, Francisco Pereira (Deputado PAICV).

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2021
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Ano
2021
Duração
60 minutos
Série
2