Programas tv

Tem a Palavra

Proposta de Nova Divisão Administrativa de Angola

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Proposta de Nova Divisão Administrativa de Angola

Episódio 35 de 49 Duração: 60 min

Angola é o país africano que fala português que tem a maior extensão territorial. Sendo que destes: Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, São Tomé e Príncipe é o mais pequeno.
Com 1. 246.700 Km2 de extensão e com uma população que ronda os 30 milhões de habitantes, a nação governada pelo MPLA e com João Lourenço na liderança, prepara-se para mais uma divisão administrativa, o que fará com que deixe de ter as atuais 18 províncias. O tempo para a consulta pública é de apenas 1 mês, ou seja de 16 de agosto até ao dia 17 de setembro, para alteração da visão político-administrativa das cinco maiores províncias do país: Cuando-Cubango, Lunda Norte, Malange, Moxico e Uíge. A urgência dessa intenção do Estado angolano, a um ano das eleições e a seguir a muitas outras reformas efetuadas, quer a Lei Eleitoral e mesmo a Constituição da República apanhou a sociedade de surpresa e com sérias dúvidas. É uma prioridade, é urgente ou uma necessidade?
Para abordar o tema "Proposta de nova divisão administrativa de Angola" são nossos convidados, via zoom: o Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel a partir de Luanda; o sociólogo Sérgio Calundungo que está na cidade do Lubango, na província da Huíla e Luís Monteiro, membro da sociedade civil que está na província de Malange. Nos estúdios temos o deputado da UNITA, Liberti Chiyaka.

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2021
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Ano
2021
Duração
60 minutos
Série
2