A Visão dos Jovens Para o Futuro de África
29 Dez 2021
Hoje, voltamos a Angola para uma abordagem de um assunto que é bastante complexo e que deve estar muito longe de terminar. O caso é sobre a Igreja Universal do Reino de Deus. A IURD estabeleceu-se em Angola desde 1992, liderada desde então pelo brasileiro Edir Macedo. Esta igreja conseguiu estar em todos os cantos e recantos de Angola, com centenas de templos e pastores. E muitos... muitos milhares de fiéis, também. Nos últimos anos o cálice, a força e o poder desta igreja que abalou várias outras em Angola, começou a transbordar. O desentendimento entre pastores e outros membros da IURD, divididos entre uma ala brasileira e outra angolana, tomou proporções inimagináveis. O conflito chegou à esfera política e judicial, com abertura de um processo-crime na Procuradoria-geral da República e à troca de mensagens entre os Presidentes, Jair Bolsonaro e João Lourenço.
Meia centena de religiosos brasileiros afetos à antiga liderança da IURD estão a ser notificados para deixar o país nos próximos dias. A informação foi avançada pelo porta-voz do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), que justificou a decisão com a situação migratória irregular dos missionários.
Para conversarmos sobre este tema temos em estúdio o jornalista Carlos Gonçalves. A partir de Luanda, teremos também a participação de Alberto Segunda, que é Bispo da IURD e o sociólogo João Sassando.
29 Dez 2021
22 Dez 2021
15 Dez 2021
24 Nov 2021
17 Nov 2021
10 Nov 2021
03 Nov 2021
27 Out 2021