
As Outras Vítimas
Ep. 1 07 Jan 2021
Neste futebol, não há milhões. Há jogadores a passarem fome, há salários em atraso, estrangeiros abandonados, sem a família por perto para os ajudarem ou sem dinheiro para regressarem aos seus países.
Nos últimos anos, este tem sido o retrato do Campeonato de Portugal, competição semi-profissional do terceiro escalão, em que participam 96 equipas e dois mil jogadores. Muitos não ganham sequer o ordenado mínimo.
É o caso dos atletas do Fátima Futebol SAD. A entrada de um investidor no clube provocou um rasto de dívidas e o abandono de jogadores. Em Setúbal, o Vitória tombou em plena pandemia. Atletas treinam e jogam, sem receberem. Funcionários ficaram sem trabalho e sem ordenados.
O Linha da Frente mostra-lhe situações dramáticas que está a viver o terceiro escalão do futebol português. Quais as razões para as dificuldades? Quem são os investidores deste patamar inferior do futebol e o que nele procuram? Porque entram no negócio e depois o abandonam?
"Liga dos Abandonados" é uma reportagem da jornalista Sandra Vindeirinho, com imagem de David Freitas, edição de Vanessa Brízido e grafismo de Teresa Martins.
As Outras Vítimas
Ep. 1 07 Jan 2021
O Meu Género
Ep. 2 14 Jan 2021
Liga dos Abandonados
Ep. 3 21 Jan 2021
Humanos Como Nós
Ep. 4 28 Jan 2021
As Guardiãs do Sado
Ep. 5 04 Fev 2021
Sinais de Fumo
Ep. 6 11 Fev 2021
País Adiado
Ep. 7 18 Fev 2021
E Se Nós Falássemos
Ep. 8 25 Fev 2021